Construção de rampas para cadeirantes nas ruas de Caxias do Sul deve começar nesta semana - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Acessibilidade09/03/2020 | 13h49Atualizada em 09/03/2020 | 13h49

Construção de rampas para cadeirantes nas ruas de Caxias do Sul deve começar nesta semana

Ao todo, serão cerca de 1,5 mil rampas em todas as áreas da cidade

Construção de rampas para cadeirantes nas ruas de Caxias do Sul deve começar nesta semana André Fiedler/Agencia RBS
Av. Therezinha Pauletti Sanvitto já conta com uma rampa adequada às normas Foto: André Fiedler / Agencia RBS

A ordem de início para a construção de 1,5 mil rampas para cadeirantes em vários pontos de Caxias do Sul tem previsão de ser assinada ainda nesta semana. O contrato com a Construtora Borin Eireli EPPE foi publicado nesta segunda-feira (9) no Diário Oficial do Município. O passo abre caminho para a realização das obras.

Leia mais
Ruas de Caxias do Sul vão receber 1,5 mil rampas para cadeirantes

De acordo com o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias do Sul, Alfonso Willembring, o objetivo é dar início ao trabalho "o quanto antes". A construção das rampas será realizada em vários pontos da cidade e com várias equipes atuando simultaneamente. As vias que vão receber as primeiras rampas ainda não estão definidas, mas, segundo o secretário, possivelmente ficarão na área central. A definição da logística de trabalho também depende da disponibilidade da empresa.

— É uma rampa feita em um padrão internacional, de concreto e pintada de azul. É para ser um trabalho bem bom. Cabe a nós agora fiscalizar — afirma.

As normas determinam que a inclinação seja 8,33% mais suave que a das rampas atuais e com largura de 1,5 metro. O piso será de concreto, para que haja maior aderência e se evite o surgimento de desníveis. Além disso, também serão implantados pisos táteis. Cada rampa também terá a pintura em azul, para orientar cadeirantes e pedestres que a estrutura é destinada à acessibilidade. Atualmente há uma rampa dentro dos padrões na Av. Therezinha Pauletti Sanvitto, no Vilaggio Iguatemi.

O processo de contratação da empresa para a realização das obras começou ainda em setembro do ano passado. O contrato tem duração de um ano e o custo estimado para a construção de todas as rampas é de cerca de R$ 1,5 milhão.

Leia também
Pesquisa do Observatório do Trabalho mostra que as empresas caxienses têm contratado menos idosos
Mulher morre após ser atingida por jet ski em São Francisco de Paula
Homem bate em container de entulhos e é preso por dirigir embriagado em Caxias 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca