Com problemas de bombeamento, chafariz da Praça Dante Alighieri, em Caxias, passará por inspeção - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Reinaugurado há dois anos05/03/2020 | 13h46Atualizada em 05/03/2020 | 13h46

Com problemas de bombeamento, chafariz da Praça Dante Alighieri, em Caxias, passará por inspeção

Nesta semana, o reservatório foi esvaziado para a limpeza

Com problemas de bombeamento, chafariz da Praça Dante Alighieri, em Caxias, passará por inspeção Leonardo Lopes / Agência RBS/Agência RBS
Fonte foi entregue em 2017 após passar por modernização Foto: Leonardo Lopes / Agência RBS / Agência RBS

Um dos principais cartões-postais de Caxias do Sul, o chafariz da praça Dante Alighieri, no Centro, está com problemas nos sistemas de bombeamento e de filtragem da água. O defeito foi identificado por servidores da Secretaria do Meio Ambiente no início deste ano, segundo o titular da pasta, Nerio Susin.

Leia mais
Com luzes e coral, chafariz da Praça Dante Alighieri é reinaugurado em Caxias
Divisão de Patrimônio avaliará pintura do chafariz da Praça Dante, em Caxias
Nova pintura do chafariz da Praça Dante Alighieri gera questionamentos em Caxias 

A fonte foi reinaugurada há pouco mais de dois anos, após uma reforma que custou R$ 236 mil. As melhorias previam justamente a implantação de um sistema de filtragem que evitaria o desperdício de 360 mil litros de água todos os anos para a limpeza do chafariz. Além disso, um novo sistema de bombeamento deu movimento às águas e 70 luminárias subaquáticas permitiram um efeito com sete cores no período noturno.

Susin não tem informações detalhadas a respeito dos problemas apresentados no sistema da fonte, mas quem circula pela praça nos últimos dias percebe que não há movimento nos jatos d'água. Nesta quarta-feira (4), o reservatório foi esvaziado para a limpeza por equipes da Codeca.

— O sistema apresentou problema tanto para a filtragem quanto para a operação do chafariz, então achamos por bem deixar ele parado — revela Susin.

O conserto do sistema deve ser encaminhado nas próximas semanas, junto a uma série de melhorias programadas para a Praça Dante, como reparos em lixeiras, no piso de pedras portuguesas e ajardinamento. Para a inspeção da fonte, porém, a secretaria pretende acionar o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), responsável pela reforma e instalação dos novos motores. A finalização do serviço está prevista para ocorrer entre o fim de março e a Semana Santa.

O esvaziamento do chafariz para limpeza também ocorreu em fevereiro de 2018, cerca de dois meses após a reinauguração. Na época, a justificativa da Secretaria do Meio Ambiente era de que o sistema de filtragem não era o suficiente para a limpeza e um aspirador de piscinas seria adquirido para limpar a fonte sem a necessidade de retirar a água.

Leia também
Operação nacional contra violência doméstica cumpre mandados de prisão na Serra
Hospital Geral pretende finalizar obra na parte externa de novo prédio com verba municipal
30 mil são esperados na Movelsul de Bento Gonçalves, maior feira de móveis da América Latina 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros