Com liberação de leitos, hospitais de Caxias se preparam para enfrentar pandemia de coronavírus - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Rede pública e privada 30/03/2020 | 19h19Atualizada em 31/03/2020 | 09h56

Com liberação de leitos, hospitais de Caxias se preparam para enfrentar pandemia de coronavírus

Instituições ainda estão lidando com poucos casos suspeitos ou confirmados

Com liberação de leitos, hospitais de Caxias se preparam para enfrentar pandemia de coronavírus Lucas Amorelli/Agencia RBS
Virvi Ramos conta com pronto-atendimento exclusivo para pacientes com sintomas de doenças respiratórias. Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

CORREÇÃO: O Hospital Geral informou o quadro atualizado sobre a covid-19.  Há três pacientes com suspeita de infecção pelo vírus internados na instituição, dois na UTI adulta e um na pediátrica. A informação incorreta permaneceu publicada entre 19h27min do dia 30 de março às 9h55min do dia 31 de março. 

Os seis hospitais de Caxias do Sul tem priorizado a liberação de leitos para garantir o tratamento de pacientes do coronavírus e outras doenças não eletivas. Confira:

Unimed

Um paciente diagnosticado com covid-19 está internado na UTI do Hospital da Unimed. Outros cinco aguardam confirmação de exames, sendo que um deles com suspeita da doença também está na UTI. Nesta segunda-feira (30), a ocupação dos 128 leitos clínicos do hospital estava em 57% e das duas UTIs, cada um com 10 leitos, havia cinco leitos livres. 

Conforme o diretor-técnico do Complexo Hospitalar Unimed, Vinícius Lain, a ocupação no mesmo período do ano passado era de 95%. A queda se deve à redução dos procedimentos eletivos, ao trabalho de um grupo de desospitalização e da Atenção Domiciliar, mantendo os pacientes ao máximo fora do hospital.

A instituição conta com uma unidade exclusiva para atender casos suspeitos de coronavírus, sem que os pacientes tenham contato com as demais pessoas que buscam outros atendimentos. A orientação é que apenas pacientes com dificuldade para respirar se dirijam até o hospital. Os demais devem entrar em contato com o 0800-940-7800 para obter informações corretas de como evitar o contágio e de como proceder em caso de suspeita de infecção. 

Pompéia

Há dois pacientes suspeitos internados na UTI e três internados nos demais setores. De acordo com a diretora assistencial do Pompéia, Lara Sales Vieira, até o momento não ocorreu impacto na emergência. As cirurgias e procedimentos estão suspensos, mas o hospital segue com os atendimentos de emergência e urgência.

Virvi Ramos

Nesta segunda-feira (30), o hospital estava 70% dos 126 leitos clínicos livres, o que dá 88 vagas. Havia três pacientes internados com suspeita da covid-19, sendo dois em tratamento na UTI. O Virvi Ramos conta com pronto-atendimento exclusivo para pacientes com sintomas de doenças respiratórias. Com isso, eles ficam separados dos demais que procuram a instituição. A intenção é evitar a disseminação do coronavírus. A diretora executiva de Saúde e Educação do hospital, Cleciane Doncatto Simsen, lembra que os procedimentos eletivos foram cancelados, e não há movimento no bloco cirúrgico, a não ser em caso de urgência.

- Reduziu a demanda e busca por outros procedimentos, o que é um sinal que os pacientes estão realmente procurando o pronto-atendimento apenas em caso de urgência e emergência - explica Cleciane.

Saúde

Até esta segunda-feira (30), o hospital não tinha registro de atendimento de pacientes com suspeita de coronavírus. A Coordenadora de Relações com Mercado, Marta Viana Guedes, ressalta que a instituição está preparada e a equipe focada para os atendimentos, seguindo todas as orientações dos órgãos competentes. Quanto aos procedimentos em bloco cirúrgico, o Saúde atende apenas às urgências autorizadas pelas operadoras:

- Os familiares e acompanhantes dos pacientes internados estão entendendo e colaborando com o fluxo de visitas, que tornou-se bastante restrito em face da situação atual - reitera Marta.

Círculo

A instituição também conta com atendimento em parte externa aos pacientes do plano de saúde. Nesta segunda-feira (30), havia um caso suspeito internado no hospital. A diretora do hospital, Isabel Bertuol, explica que a instituição atendeu outros dois pacientes que apresentavam sintomas, e o quadro era estável, e eles estão em atendimento domiciliar, com isolamento, e com as medidas de segurança. 

O Hospital disponibilizou uma área exclusiva para atendimento de pessoas com problemas respiratórios. O local, nomeado de Espaço do BEM (Base Especial Médica), fica no estacionamento, em frente à entrada de emergência.

Ainda segundo Isabel, demais pacientes passaram pelo hospital nos últimos 15 dias, sendo que alguns foram internados, e outros encaminhados para isolamento. Todos eles foram monitorados até chegar os exames que deram resultado negativo. Ela esclarece ainda que a ocupação do hospital e a procura pelo serviço de saúde estão baixos porque os exames, procedimentos e cirurgias estão suspensos até segunda ordem e isso impacta na movimentação de pacientes.

- Isso é necessário, e acho que a comunidade entendeu e só está procurando o hospital quem realmente precisa.

Hospital Geral

O Hospital Geral informou o quadro atualizado sobre a covid-19.  Há três pacientes com suspeita de infecção pelo vírus internados na instituição, dois na UTI adulta e um na pediátrica.  O movimento também está baixo porque o HG está cumprindo a orientação do Ministério da Saúde para que todos os atendimentos eletivos sejam suspensos para reduzir a circulação de pessoas.

- Cada equipe está avaliando a situação clínica individual dos pacientes e vendo a necessidade de intervenção ou consultas com maior brevidade. Tivemos pacientes com quadro gripal, que foram aconselhados ao isolamento domiciliar, mas não contabilizamos o número no momento -afirmou a coordenadora da Infectologia, médica Viviane Buffon.

Leia também
Em cenário de caos devido ao coronavírus, faltariam 1,2 mil leitos hospitalares em Caxias
Caxias do Sul chega a 16 casos confirmados para o coronavírus
Caxias do Sul chega a 16 casos confirmados para o coronavírus
Rio Grande do Sul confirma a quarta morte em decorrência do coronavírus

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros