Nove cabeças de gado são apreendidas em área de bacia de captação de Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Ação do Samae12/02/2020 | 12h39Atualizada em 12/02/2020 | 12h39

Nove cabeças de gado são apreendidas em área de bacia de captação de Caxias do Sul

Animais estavam na Parque dos Pinhais, região preservada no entorno da barragem Marrecas, em Vila Seca

Nove cabeças de gado são apreendidas em área de bacia de captação de Caxias do Sul Patrulhamento Ambiental/ Samae/Divulgação
Animais foram levados para área cercada na própria reserva Foto: Patrulhamento Ambiental/ Samae / Divulgação

Nove cabeças de gado foram apreendidas ao longo desta terça-feira (11) na reserva ecológica Parque dos Pinhais, no distrito de Vila Seca, em Caxias do Sul. A área fica no entorno da barragem Marrecas é preservada devido à existência de nascentes que abastecem a represa. A ação foi conduzida pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), com apoio da Guarda Municipal.

Leia mais
Samae planeja instalar câmeras no entorno de represas de Caxias até o fim do ano

Segundo o diretor-presidente da autarquia, Idair Moschen, servidores do Samae já identificaram pelo menos 60 animais na área, todos pertencentes a propriedades vizinhas. Nesta quarta-feira (12) e nos próximos dias, as apreensões devem ter continuidade até a retirada de todo o gado da reserva.

— Existe a malandragem de alguns vizinhos que cortam a cerca e permitem que o gado adentre. Isso é crime ambiental — alerta.

Os animais foram conduzidos para uma área cercada dentro da própria reserva. Para resgatá-los, os proprietários devem apresentar comprovação de posse, assinar termo de ajustamento de conduta e pagar os custos de alimentação durante o período de apreensão.

De acordo com Moschen, caso os proprietários não se apresentem em 48 horas, uma nova medida será tomada. O mais provável é que os animais sejam transferidos para outras fazendas, a serem definidas. Para isso, a autarquia já está firmando parcerias com boiadeiros para realizar a captura e o transporte.

— Agora é apenas uma advertência. Se isso continuar acontecendo, é multa judicial. A partir de março vamos apreender o gado e vamos fazer, inclusive, registro policial — revela.

Conforme o Samae, os nove animais apreendidos nesta terça representam 20% do total existente entre todas as represas de Caxias. Denúncias podem ser encaminhadas à autarquia pelo telefone 115.

Leia também
RS-122 é liberada após acidente entre carro e ônibus em São Vendelino
Escolas de samba buscam o recomeço do carnaval em Caxias
Corpo de secretário de finanças de Farroupilha será velado nesta quarta-feira em Porto Alegre 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros