Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, recebe novo certificado de excelência em gestão - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Boas práticas14/02/2020 | 14h01Atualizada em 14/02/2020 | 14h01

Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, recebe novo certificado de excelência em gestão

Instituição já havia sido reconhecida em 2009

Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, recebe novo certificado de excelência em gestão Roni Rigon/Agencia RBS
Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

O Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, recebeu nível três em acreditação hospitalar, a nota máxima conferida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O certificado atesta que a instituição adota processos de gestão e melhoria contínuos e que se baseia em resultados para as tomadas de decisões.

O Tacchini foi a primeira instituição do Estado a receber o nível três de acreditação, ainda em 2009. Devido à crise econômica, porém, a instituição não buscou a renovação em 2015, embora garanta ter seguido com as práticas exigidas pela ONA.

— É um nível de maturidade institucional que não nos permite retrocessos. Afinal, mostra que estamos de acordo com padrões que visam o aperfeiçoamento da segurança aos pacientes, clientes e demais pessoas da comunidade que diariamente procuram os diversos serviços que oferecemos — afirma o superintendente do hospital, Hilton Mancio.

O Tacchini ainda conta com a declaração de conformidade ISO 31.000, emitida em agosto de 2019. A certificação atesta que a instituição atende aos padrões de gerenciamento de risco. Além do hospital de Bento Gonçalves, outras seis instituições da Serra, todas em Caxias do Sul, contam o nível três de acreditação da ONA. Entre elas, estão os hospitais Virvi Ramos, Pompéia, Geral e Unimed.

Critérios para obter o reconhecimento

Para obter o reconhecimento, o hospital precisa atender a três critérios: cumprir ou superar em 90% os padrões de qualidade e segurança; cumprir ou superar em 80% os padrões de gestão integrada; e cumprir ou superar em 70% os padrões ONA de Excelência em Gestão, que exigem uma cultura de melhoria contínua e maturidade institucional.

Leia também
Homem morre em acidente entre carro e caminhão na RS-122 em Caxias
BR-470 tem bloqueio parcial para poda de árvores em Veranópolis
Homem mata esposa e se suicida em Lagoa Vermelha  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros