FenaVindima abre nesta sexta-feira com novidades para os visitantes em Flores da Cunha - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Celebração da uva14/02/2020 | 13h58Atualizada em 14/02/2020 | 15h21

FenaVindima abre nesta sexta-feira com novidades para os visitantes em Flores da Cunha

Expectativa é de atrair 80 mil pessoas até 1º de março

FenaVindima abre nesta sexta-feira com novidades para os visitantes em Flores da Cunha Lucas Amorelli/Agencia RBS
Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

Após um intervalo de cinco anos, Flores da Cunha volta a celebrar a safra da uva. A partir desta sexta-feira, a cidade abriga a 14ª Festa Nacional da Vindima (FenaVindima). O evento vem com novidades estruturais, tecnológicas, mas sem perder a essência de cultivar a herança deixada pelos imigrantes italianos. A abertura ocorre às 16h, com apresentação do tenor Giovanni Marquenzeli, Coro Municipal de Flores da Cunha e Grupo de Cordas da Serra Gaúcha (confira a programação completa abaixo). 

A expectativa dos organizadores é de que mais de 80 mil pessoas passem pelo Parque da Vindima Eloy Kunz de sexta a domingo até o dia 1° de março. Para receber o público de forma mais confortável, diversas mudanças estruturais foram realizadas no parque. Os acessos ao pavilhão principal foram asfaltados e houve ampliação das vagas de estacionamento. A Avenida da Vindima recebeu novas calçadas e cercamento para facilitar o trajeto dos visitantes. 

Outra novidade desta edição é o espaço Vino Show, que irá receber as atrações maiores, como o show nacional com o cantor Michel Teló no dia 28. A área coberta, com extensão de 1,3 mil metros quadrados, tem capacidade para receber mais de três mil pessoas. 

 FLORES DA CUNHA, 12/02/2020Preparativos para a Festa Vindima em Flores da Cunha.(Lucas Amorelli/Agência RBS)
Espaço Vino Show é novidade nesta edição Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

— Agora, lá dentro (do pavilhão) fica um ambiente mais agradável, com shows menores. E ganhamos todo esse espaço externo. São mais de 280 expositores de uva de Flores da Cunha e Nova Pádua, um aumento de 40% em relação a última festa — detalha o prefeito de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna. 

Mas é no piso superior do pavilhão principal onde o coração da festa realmente pulsa. O espaço foi dividido para receber a exposição de uvas, a comercialização de agroindústrias, vinícolas e a feira comercial, além de uma bodega e uma cancha de bocha que prometem mexer com a memória afetiva do público. Um palco também foi montado para receber apresentações regionais. Já no térreo, acontece a preparação e venda do prato típico da cidade, o menarosto, feito com carnes assadas de codorna, frango, coelho e leitão.

Quem circular pela área aberta do parque ainda poderá aproveitar um parque de diversões, cujos bilhetes serão vendidos separadamente do ingresso principal; conhecer a Escola de Gastronomia da UCS, além de degustar um cacho de uva gratuitamente — a expectativa é distribuir 20 mil quilos da fruta até o final do evento.  Já os tradicionais pãezinhos coloniais assados na hora ganharam uma casa nova, à direta da entrada principal do parque. 

Tradicionalmente, a FenaVindima é realizada de quatro em quatro anos. A última ocorreu em 2015 e a atual edição deveria ter sido realizada no ano passado. Contudo, com as mudanças no calendário da Festa da Uva de Caxias do Sul, que foi realizada em 2019, optou-se pelo adiamento para 2020 para não coincidir os eventos num mesmo período. 

Carros alegóricos unem as comunidades

Uma festa de todas as mãos, como o próprio slogan lembra. É assim que pode ser definida a confecção dos carros que integram os desfiles alegóricos. São 30 comunidades envolvidas e mais de 400 figurantes nos três desfiles, sempre aos domingos, na Rua Borges de Medeiros, no Centro. Nesta edição, 14 carros representarão o legado deixado pelos imigrantes italianos. 

Um deles é a alegoria denominada O fruto da nossa alegria, que abrigará as 12 embaixatrizes da festa. O projeto é ainda mais especial porque recebeu toda a atenção e empenho das ocupantes. De diversas profissões, algumas tiveram que aprender um pouco de tudo para confeccionar o carro. Evelyn Marzarotto, uma das jovens, é estudante de Arquitetura e fez o projeto. Outras usaram a experiência no trabalho ao lado dos pais na colônia para serrar, aplainar, fazer o acabamento e pregar madeira. O trabalho começou no dia 1º fevereiro e ocupou rotina das embaixatrizes sempre do final da tarde até por volta da meia-noite. Ainda faltam alguns retoques para tudo ficar pronto até domingo, dia do desfile. 

— Todas fizeram sua parte. Montamos a estrutura de madeira e fizemos a forração de tecido. Agora estamos na finalização da decoração. Tivemos que aprender a martelar e colocar a mão na massa mesmo. Quem trabalhou na colônia com os pais já tinha uma certa habilidade. Tivemos muita ajuda da comunidade e de entidades, com apoio e doação de materiais  — diz a embaixatriz Débora Guarese, que representa a localidade de Sete de Setembro. 

 FLORES DA CUNHA, RS, BRASIL, 12/02/2020. Fenavindima 2020. Embaixatrizes, projetaram e construíram o próprio carro alegórico para o desfile do corso da Fenavindima 2020. Na foto da E p/ D: Cristiane Carraro, Fernanda Posso, Gabriela Cavalli, Bruna Gelain Tonet, Débora Guarese, Letícia Golin, Letícia Tomazzoni Caberlon, Bruna Salvador e Verônica Lovison Corso. (Porthus Junior/Agência RBS)
O trabalho começou no dia 1º fevereiro e ocupou rotina das embaixatrizes sempre do final da tarde até por volta da meia-noite. Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

O carro simboliza uma grande uva, na qual cada menina representa um cacho. As embaixatrizes estarão no quarto bloco do desfile e pretendem distribuir uvas ao público. 

No distrito de Otávio Rocha, os moradores se empenham para divulgar a Festa Colonial da Uva (Fecouva), que ocorre em 2021. A alegoria levará o trio de soberanas da comunidade, além de ex-princesas e rainhas. 

— Nós vamos representar as festas, com a gastronomia, a religiosidade e a cultura. São mais de 100 participantes — detalha o presidente da Fecouva, Michael Molon. 

 FLORES DA CUNHA, 12/02/2020Preparativos para a Festa Vindima em Flores da Cunha.(Lucas Amorelli/Agência RBS)
Em Otávio Rocha, a alegoria levará o trio de soberanas da comunidade, além de ex-princesas e rainhas da Fecouva.Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

Um dos detalhes que mais chama a atenção no desfile de Otávio Rocha é o jogo dos cavalinhos, comum em festas do interior. Voluntários construíram seis cavalos de madeira em tamanho real. Durante o desfile, o público será convidado a jogar dados, encenando uma competição entre eles.

Prato típico

Pela primeira vez, a FenaVindima vai receber o Tombo da Polenta, neste sábado, às 17h. Para a produção do alimento serão utilizados 40 quilos de farinha, 160 litros de água e 1,5 quilo de sal. A iguaria, feita por um grupo de Santa Catarina, deve levar cerca de três horas para ser preparada e, após, será servida aos visitantes em cumbucas com molho vermelho. 

Jogos divertidos

Já no primeiro e no último domingo da festa, ocorrem os jogos de colônia, às 10h30min. As competições envolvem corrida de carriola, revezamento de salame, cabo de guerra, lançamento de ovo, entre outras, no Parque da Vindima. 

Ajude as soberanas

Outra novidade é um aplicativo de celular que pretende aproximar o público jovem da FenaVindima. O jogo pode ser baixado em dispositivos com o sistema Android pela plataforma GameJolt _ basta acessar o link gamejolt.com/games/FenaVindima2020/469149. Nele, as soberanas mostram as fases da produção do vinho. O jogador precisa ajudá-las na tarefa. A princesa Sabrina Variani representa a colheita da uva; a rainha Fernanda Molon Andreazza, a produção do vinho; e a princesa Júlia Brandalise Dondé os diferentes tipos de vinhos e suas cores.
O jogo pode ser baixado em dispositivos com o sistema AndroidFoto: Reprodução / Reprodução

Outra novidade é um aplicativo de celular que pretende aproximar o público jovem da festa. O jogo pode ser baixado em dispositivos com o sistema Android pela plataforma GameJolt _ basta acessar o link gamejolt.com/games/FenaVindima2020/469149. Nele, as soberanas mostram as fases da produção do vinho. O jogador precisa ajudá-las na tarefa. A princesa Sabrina Variani representa a colheita da uva; a rainha Fernanda Molon Andreazza, a produção do vinho; e a princesa Júlia Brandalise Dondé os diferentes tipos de vinhos e suas cores.

SERVIÇO
::
O que: 14ª FenaVindima, em Flores da Cunha.

:: Quando: de hoje a 1º de março, de sexta-feira a domingo. Nas sextas, o parque abre das 16h às 22h; aos sábados, das 10h às 22h, e aos domingos das 9h às 21h. 

:: Onde: Parque da Vindima Eloy Kunz.

:: Quanto: o ingresso para o parque custa R$ 10 por pessoa. Crianças de 5 a 12 anos pagam R$ 5. As entradas podem ser adquiridas no site blueticket.com.br, no local, no Museu Pedro Rossi (Avenida Vinte e Cinco de Julho, nº 1.608, em Flores da Cunha) ou nos Postos Andreazza. O estacionamento é gratuito. 

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira
16h: Abertura com Tenor Giovanni Marquezeli, Coro Municipal de Flores da Cunha, Grupo de Cordas da Serra Gaúcha e Grupo Ricordi, no  espaço Vino Show.
17h: Visita aos estandes.
18h30min: Coral Nova Trento, no palco Merlot.
20h: Festival do menarosto e comida típica colonial.
20h: Grupo Ricord, no Palco Isabel.
20h: Apresentação Inês Rizzardo, no palco Merlot.
21h: Banda Os Rebobinados, no espaço Vino Show.
22h30min: Serginho Moah, espaço Vino Show.

SÁBADO
10h: abertura do parque.
10h: Prova dos 10, degustação de Vinhos, na Escola de Gastronomia da UCS.
10h30min:  Grupo Ricordi, no palco Merlot.
12h: Festival do Menarosto e comida típica colonial
12h: João Deon & Alencar Negri, no palco Isabel.
12h: Banda Baby Doll, no palco Merlot.
15h: Noções de degustação de vinhos, na Escola de Gastronomia UCS.
15h: Maicon & Pontel, no Palco Merlot.
17h: Tombo da Polenta.
18h: espetáculo Teatral Mitincanto com Miseri Coloni, no palco Merlot.
19h30min: Irmãos Manzoni & Juliano, no palco Merlot.
20h: Festival do menarosto e comida típica colonial.
20h: Deise Giotto & Guilherme Pan, palco Isabel.
21h30min: show A Sbornia Kontr'Atracka com Hique Gomes e Simone Rasslan, no espaço Vino Show.

DOMINGO
9h: Abertura do Parque.
10h30min: Jogos de colônia.
12h: Festival do menarosto e comida típica colonial.
12h: Tenor Giovanni Marquezeli, palco Merlot.
12h: Grupo Ricordi, no palco Isabel.
14h: Shows da Rádio Viva, no espaço Vino Show.
15h: Desfile de carros alegóricos, na Rua Borges de Medeiros, Centro.
19h: Bruna & Felipe, no palco Merlot.

Leia também
"Era uma pessoa muito cautelosa. Evitava algumas corridas", diz chefe de motorista de aplicativo morto em assalto em Caxias Identificado motorista morto em acidente na RS-122 em Caxias
Caso Naiara: acusado de estupro e morte de Naiara vai à júri em maio em Caxias





 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros