Conviver volta às atividades nesta segunda-feira em Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Grupo de convivência de idosos13/02/2020 | 12h28Atualizada em 13/02/2020 | 12h30

Conviver volta às atividades nesta segunda-feira em Caxias do Sul

Grupo esteve em recesso desde dezembro para férias

Conviver volta às atividades nesta segunda-feira em Caxias do Sul Secretaria do Esporte e Lazer/Divulgação
Conviver está ativo no município desde a década de 90 Foto: Secretaria do Esporte e Lazer / Divulgação

O Conviver, grupo de convivência de idosos de Caxias do Sul, deve retomar as atividades na próxima segunda-feira (17). O grupo esteve de recesso desde dezembro para férias. 

De forma gratuita, o Conviver realiza encontros, atividades físicas e de lazer, há cerca de 21 anos em Caxias do Sul para pessoas acima de 60 anos. Em média, 80 grupos integram os mais de 3 mil idosos. 

Leia mais
Grupo de convivência de idosos pede a demissão de secretária de Esporte e Lazer de Caxias

No ano passado, durante a gestão de Daniel Guerra (Republicanos), idosos protestaram em frente à prefeitura contra a redução das atividades que, segundo eles, estaria sendo proposta pelo município. Eles ainda solicitavam a demissão da secretária do Esporte e Lazer, Márcia Rohr da Cruz. Um abaixo-assinado teve a assinatura de cerca 2 mil pessoas. Na época, a pasta negou qualquer tipo de redução das atividades no Conviver e afirmou que o programa estaria apenas passando por readequações. Márcia chegou a admitir que estaria acontecendo uma redução no número de docentes que optaram por atuar na rede de educação do município. 

Em justificativa à reportagem, a ex-secretária destaca que, durante o governo Guerra, o programa não teve prejuízos apesar da diminuição de professores.

– A redução não afetou em nada as atividades porque vários não cumpriam sua carga horária de trabalho, em um flagrante desperdício de dinheiro público. Também não reduzimos horário e não fechamos nenhum grupo, pelo contrário, abrimos quatro – explicou.

Três dias após o protesto, a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel) realizou uma reunião no Ginásio Vasco da Gama para esclarecimentos e divulgação da programação de ações com os conselheiros dos grupos do Conviver. Além de reforçarem a continuidade das atividades, foram apresentadas informações sobre os eventos do programa que ocorreriam até o final do ano. 

Agora, de acordo com a Smel do atual governo, as atividades não sofrerão restrições e devem continuar sem redução de carga horária. Segundo a assessoria de comunicação da pasta, para debater estas questões, será feito um planejamento com os professores para qualificar as aulas dadas. Ainda não há informações de quantos professores contemplaram o quadro.

A secretaria desenvolve também outras duas atividades, ginástica para o público acima de 18 anos e dança para diversas idades. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (54) 3901-1206.

Leia também
Com chance de deixar o governo federal, ministro Osmar Terra cancela visita a Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros