Comitiva da UCS irá a Brasília para convidar Bolsonaro à inauguração da fábrica de grafeno - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Indústria08/02/2020 | 13h31Atualizada em 08/02/2020 | 15h30

Comitiva da UCS irá a Brasília para convidar Bolsonaro à inauguração da fábrica de grafeno

Projeto da universidade terá parcerias privadas e capacidade produtiva de 500 quilos ao ano. Esta será a primeira fábrica de grafeno da América Latina

Comitiva da UCS irá a Brasília para convidar Bolsonaro à inauguração da fábrica de grafeno Claudia Velho/Divulgação
Foto: Claudia Velho / Divulgação

Uma comitiva da Universidade de Caxias do Sul (UCS) irá a Brasilia na próxima quarta-feira (12) para convidar o presidente Jair Bolsonaro à inauguração da fábrica de grafeno. Participarão do encontro o reitor da UCS, Evaldo Kuiava, representantes do projeto na universidade e ainda o deputado federal Bibo Nunes (PSL) que foi quem agendou o encontro, marcado para as 9h.

A inauguração ainda não teve data confirmada pela reitoria, mas deve ocorrer no mês de março. Com isso, Caxias do Sul passará a ser reconhecida como cidade sede da primeira fábrica de grafeno da América Latina, com capacidade produtiva de 500 quilos do produto ao ano. 

Leia mais
UCS apresenta projeto de construção de planta para produção de grafeno a empresários

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS, Juliano Gimenez, o desenvolvimento do projeto para produção de grafeno no parque de ciência e tecnologia da universidade iniciou há cerca de um ano, sendo que as pesquisas já ocorrem desde 2016. A produção com aplicação direta e venda do produto será realizada por meio de parcerias com a iniciativa privada, fase que ainda está em tratativas.

— Uma das principais áreas de excelência da UCS é a de Engenharia e Ciência dos Materiais. O fato de ter a produção de grafeno em escala industrial só vem a contribuir para a aplicação e testes de produtos que beneficiem a indústria local. O novo produto deve trazer novas parcerias, gerando ainda melhores produtos, aumentando a competitividade para o setor industrial — afirmou Gimenez.

Leia também
Programa de inovação deve apresentar até abril primeira ação desenvolvida na Serra

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros