Blocos da Ovelha e do Luizinho animam sábado de Carnaval em Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Folia22/02/2020 | 21h15Atualizada em 22/02/2020 | 22h16

Blocos da Ovelha e do Luizinho animam sábado de Carnaval em Caxias do Sul

Eventos reuniram milhares de foliões

Blocos da Ovelha e do Luizinho animam sábado de Carnaval em Caxias do Sul Lucas Amorelli/Agencia RBS
Bloco da Ovelha levou milhares para a Praça das Feiras Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

A folia começou cedo em Caxias do Sul neste sábado (22). Pela manhã, o Bloco da Ovelha já estava concentrado na Paralela, sede do grupo, na Tronca. O cortejo saiu logo depois das 13h rumo à Praça das Feiras, para a festa que contou com as participações do Zingado, DJ Muzak e Carnival Parade

Leia mais
Confira as atrações dos blocos de rua que animam o Carnaval de Caxias neste fim de semana
"O investimento no Carnaval de rua em Caxias do Sul será de R$ 1.014", afirma secretário

O ponto alto do Carnaval da Ovelha foi a coroação de Danielle Oss Correa como Ovelheza 2020. O momento era aguardado por todos, especialmente pela comunidade Down, que tem agora uma representante na folia caxiense. A jovem de 27 anos emocionou ao discursar para os milhares de foliões: 

— Samba inclui, samba salva, samba transforma, samba é vida. 

CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 22/02/2020Sábado de Carnaval em Caxias do SulA Ovelheza 2020: Danielle Oss Correa.A Ovelheza 2019, que passou a faixa: Angela MartinsBloco da Ovelha na praça das feiras(Lucas Amorelli/Agência RBS)<!-- NICAID(14428896) -->
Danielle (centro) recebendo a faixa de Ovelheza 2020Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

O discurso em forma de poesia começou a ser escrito assim que Dani recebeu o convite para ser Ovelheza, em janeiro. A jovem optou pelo estilo porque é o seu preferido. Ela escreve há tempos e já fez poemas para os pais, amigos e até para a cidade de Caxias do Sul. 

— Cada etapa que ela vence, é uma vitória dela, mas é nossa também — orgulha-se a mãe Elisabeth Oss Correa. 

A nova Ovelheza tem história no Carnaval. Há cinco anos ela desfila da Saímos Sem Querer, escola de samba de Arroio do Sal. Na agremiação, Dani toca tamborim. Neste ano, ela ganhou uma folga, já que a escola não vai participar da festa no Litoral. Mas no ano que vem terá de se dividir entre Caxias e Arroio do Sal. 

A madrinha da bateria da Ovelha tem planos para este ano, quando o Carnaval passar: participar das aulas de tamborim do bloco para aperfeiçoar a técnica. A ideia é poder tocar o instrumento também na festa da Ovelha em 2021. Em breve, ela também pretende ingressar na faculdade para cursar História, sua paixão assim como o Carnaval. 

Discurso da Ovelheza 2020, Danielle Oss Correa. <!-- NICAID(14428947) -->
O discurso em forma de poesia de Danielle Oss Correa, a Ovelheza 2020Foto: Juliana Bevilaqua / Agência RBS

Danielle recebeu a faixa de Angela Martins, a Ovelheza 2019. Ao se despedir da função, Angela fez um discurso que também arrancou aplausos do público: 

— Ser Ovelheza é acreditar no sonho. É a mulher negra, gorda, homossexual e deficiente viver um sonho. Achei que não fosse possível. Por isso, digo: acreditem no sonho de vocês. 

Samba no Luizinho

Enquanto milhares se divertiam na Praça das Feiras com a Ovelha, outros milhares de foliões caíam no samba no Bloco do Luizinho, na Rua Jacob Luchesi, no bairro Santa Catarina. Em meio a tanta gente, o pequeno Gustavo Martini Verza, quatro anos, chamava a atenção com sua fantasia de palhaço e um pandeiro na mão. 

CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 22/02/2020Sábado de Carnaval em Caxias do SulBloco do Luizinho na rua Jacob Luchesi(Lucas Amorelli/Agência RBS)<!-- NICAID(14428906) -->
Milhares de pessoas caíram no samba no Bloco do LuizinhoFoto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

— Ele ama. Todo ano a gente faz uma fantasia diferente — conta a mãe Thalita Martini Verza, 32. 

Motorista por aplicativo, Valmor Antonio da Silva, 44, frequenta o Bloco do Luizinho há três anos e não troca: 

— É o lugar mais seguro. 

CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 22/02/2020Sábado de Carnaval em Caxias do SulBloco do Luizinho na rua Jacob LuchesiGustavo Martini Verza, 4 anos(Lucas Amorelli/Agência RBS)<!-- NICAID(14428920) -->
O pequeno Gustavo Martini Verza curtindo o Carnaval do LuizinhoFoto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

Carnaval e futebol

Alguns dos foliões do Luizinho só conseguiram relaxar após o término da partida entre Caxias e Grêmio. Com a vitória grená, os torcedores que acompanhavam o jogo dentro do bar, soltaram o grito de campeão do primeiro turno do Gauchão e partiram para a festa. 

CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 22/02/2020Sábado de Carnaval em Caxias do SulBloco do Luizinho na rua Jacob Luchesi(Lucas Amorelli/Agência RBS)<!-- NICAID(14428903) -->
Torcedores do Caxias comemoram no LuizinhoFoto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

Leia também
Prefeitura destrói 864 itens apreendidos com ambulantes em Caxias do Sul
Caxias do Sul recebe mais dez mil doses da vacina contra febre amarela
Preço médio da gasolina tem queda nas bombas pela segunda semana seguida em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros