Alegria marca início da colheita simbólica da uva em Caxias - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

12ª Festa Oficial de Abertura da Colheita02/02/2020 | 15h17Atualizada em 02/02/2020 | 15h17

Alegria marca início da colheita simbólica da uva em Caxias

Soberanas da Festa da Uva foram as principais protagonistas de evento em São Gotardo de Vila Seca 

Alegria marca início da colheita simbólica da uva em Caxias Paulo Pasa/Divulgação
Evento contou com a presença do trio de soberanas da Festa da Uva e diversas autoridades, na manhã de domingo (2) Foto: Paulo Pasa / Divulgação

Foi em clima de muita alegria e descontração que as soberanas da Festa da Uva abriram, oficialmente, a colheita em Caxias do Sul. E a rainha Maiara Perottoni e as princesas Milena Caregnato e Viviane Gaelzer protagonizaram um show à parte durante a manhã deste domingo (2), na comunidade de São Gotardo de Vila Seca. Além de terem colhido, simbolicamente, os primeiros cachos, elas ignoraram o forte calor e dançaram, cantaram e brincaram com os grãos de uva dos parreirais da família Bassanesi.

— Para nós é uma grande honra celebrar este dia especial com os nossos agricultores. Se estamos fazendo isso aqui, hoje, é em virtude do trabalho árduo de vocês, que não medem esforços — discursou Maiara Perottoni. 

A 12ª Festa Oficial de Abertura da Colheita também serviu para a promoção da Festa das Colheitas, programação multicultural que antecipará a Festa da Uva 2021 e que terá em março a segunda edição — ampliada de três para nove dias —, com diversos shows custeados via Lei de Incentivo à Cultura (LIC-RS). O evento ocorrerá no Parque da Festa da Uva, com a expectativa da presença de 75 mil pessoas nos dias 13, 14 e 15; 20, 21 e 22; e 27, 28 e 29 de março.

A programação deste domingo iniciou com uma missa celebrada pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, que também acompanhou toda a comitiva até o parreiral de onde o trio de soberanas retirou os primeiros cachos da colheita de forma simbólica. Com ele, diversas autoridades, como o prefeito Flávio Cassina, o deputado estadual Pepe Vargas, a presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Sandra Randon, além de secretários e vereadores.

A festa comemorou o início da safra da uva, fruto que representa um dos pilares mais significativos da agricultura no município. Só no ano passado, os agricultores caxienses colheram cerca de 50 toneladas de uva. A colheita deste ano deve se estender até 15 de março. O evento de ontem foi promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares e Sindicato Rural, com apoio da prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa).

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros