Voluntários promovem mutirão para ajudar idosa de 80 anos que cuida de cães e gatos em Caxias - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Solidariedade 24/01/2020 | 11h33Atualizada em 24/01/2020 | 12h21

Voluntários promovem mutirão para ajudar idosa de 80 anos que cuida de cães e gatos em Caxias

 Ação no domingo pretende limpar e reformar espaço onde estão os bichos. Saiba como ajudar

Voluntários promovem mutirão para ajudar idosa de 80 anos que cuida de cães e gatos em Caxias Wagner Berna Medeiros de Azevedo/Divulgação
Voluntários promovem mutirão para ajudar idosa de 80 anos que cuida de cães e gatos em Caxias Foto: Wagner Berna Medeiros de Azevedo / Divulgação

Um grupo de voluntários da proteção animal promoverá, neste domingo, um mutirão de limpeza e de reformas em um casa onde vivem sete cães e quatro gatos no bairro Jardim das Hortênsias, em Caxias do Sul. Os bichos são cuidados por Rosa Sato Ribas, de 80 anos, que mora próximo do local onde estão os animais. Diariamente, a idosa vai até o espaço para alimentar os bichos. Mas como ela usa muletas para se locomover, o caminho, que seria curto e rápido, se torna um desafio. Rosa leva ao menos meia hora para ir e mais meia hora para voltar da casa.

— A casa onde ela mora atualmente, desde que precisou de ajuda, é bem perto desse imóvel onde estão os animais. Mas é bem desgastante para ela percorrer esse caminho para alimentá-los, que faz duas vezes por dia. Tem só um vizinho que ajuda — diz Wagner Berna Medeiros de Azevedo, um dos voluntários do Grupo de Apoio Pet (GAP) que participará da ação de limpeza e reforma no domingo.

Voluntários promovem mutirão para ajudar idosa de 80 anos que cuida de cães e gatos em Caxias
Ação no domingo pretende limpar e reformar espaço onde estão os bichosFoto: Wagner Berna Medeiros de Azevedo / Divulgação

Ele ainda diz que  os voluntários estiveram na casa no último domingo (19) para limpar parte da residência e avaliar o estado de saúde dos animais. A ideia agora é analisar o que pode ser feito para que eles fiquem em melhores condições de higiene.

—  Ficamos sabendo da história dessa senhora depois que recebemos denúncias de maus-tratos, mas quando chegamos na casa percebemos que os animais estão bem tratados, alimentados e são amados por ela. O que acontece é que ela não tem condições de limpar, já que eles ficam dentro da casa em função de que a casa é próxima da Rota do Sol e, se ficarem soltos, podem ser atropelados — diz Azevedo.

O voluntário explica que uma das ideias é cercar o terreno e colocar casinhas no pátio para que eles não fiquem apenas dentro de casa.

—  Vimos muitas fotos dela com cães e gatos, ela gosta realmente deles. Até onde conseguiu, ela limpava a casa, mas agora não consegue mais — diz.

Os bichos foram levados para tomar banho e foram tosados. Os custos foram pagos pela ONG Amor Vira-Lata. Agora eles vão tomar remédios para os vermes e para eliminar as pulgas. Ainda, segundo o voluntário, os animais devem ser castrados. 

Voluntários promovem mutirão para ajudar idosa de 80 anos que cuida de cães e gatos em Caxias
Ação no domingo pretende limpar e reformar espaço onde estão os bichosFoto: Wagner Berna Medeiros de Azevedo / Divulgação

Vereadora acionou a FAS para acompanhamento de idosa

A vereadora Tatiane Frizzo (Solidariedade) esteve na casa onde estão os animais durante esta semana para avaliar a situação. Ela contou com o  apoio da equipe do Departamento de Proteção e Bem-estar Animal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma). A vereadora acionou a equipe da Fundação de Assistência Social (FAS) para que acompanhem a idosa, que possui dificuldades de locomoção e está em possível situação de vulnerabilidade. 

—A comunidade está auxiliando essa senhora que precisa de ajuda também, já que é visível a dificuldade motora que ela possui. Essas dificuldades podem ser o reflexo estrutural da casa — apontou a vereadora. 

COMO AJUDAR  

Quem quiser doar casinhas, ração, material ou ajudar de outra maneira pode entrar em contato pelo telefone (54) 99182-2911. 

Leia também
Confira a programação da La Prima Vendemmia, festa que começa nesta sexta em Nova Roma do Sul
Apenas 100 vagas de trabalho foram criadas em Caxias em 2019
Ballet Margô recebe masterclass do primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros