Visate pede reajuste anual da tarifa de ônibus em Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Para 202020/01/2020 | 13h55Atualizada em 20/01/2020 | 13h57

Visate pede reajuste anual da tarifa de ônibus em Caxias do Sul

Secretaria de Trânsito fará cálculo e análise caberá ao Conselho Municipal de Trânsito

Visate pede reajuste anual da tarifa de ônibus em Caxias do Sul Felipe Nyland/Agencia RBS
Reajuste ainda não tem prazo para entrar em vigor Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Perto de encerrar o período de contrato com a prefeitura de Caxias do Sul, em maio deste ano, a Visate solicitou ao município a revisão anual de tarifa, mas não divulga valores. O vice-prefeito, Edio Elói Frizzo, informou em entrevista ao programa Gaúcha Hoje da rádio Gaúcha Serra na manhã desta segunda-feira (20) que a Visate solicitou um reajuste que ficaria em torno de R$ 4,70, mas ele não soube informar o valor exato. Atualmente, a tarifa é de R$ 4,25. O tema será analisado pelos técnicos da Secretaria de Trânsito para chegar a uma proposta do município.

Conforme a Visate, foi protocolado o pedido de reajuste tarifário anual no fim de novembro de 2019. Após definição do reajuste do salário dos rodoviários em 4,48% no início deste ano, a empresa anexou um ofício ao primeiro protocolo na última sexta-feira (17). A Visate, no entanto, ainda não divulga valores porque, segundo a empresa, está no aguardo da prefeitura, que fará a revisão técnica e definirá a tarifa.

Leia mais
Licitação para concessão do transporte coletivo de Caxias é suspensa

O novo valor valerá até o fim do contrato. A partir da nova concessão, a tarifa poderá mudar, já que o critério para seleção das empresas ou empresa que irá operar o transporte coletivo a partir de maio é o menor valor de tarifa. O edital teria as propostas de interessados abertas no dia 14 de janeiro, mas a prefeitura suspendeu a concorrência após contestações de quatro empresas. 

O secretário de Trânsito de Caxias, Alfonso Willembring, ainda não havia recebido o novo documento protocolado pela empresa até o fim da manhã desta segunda (20). Ele lembra que, além do cálculo a ser feito pelos técnicos da prefeitura,  o tema precisará passar pela avaliação do Conselho Municipal de Trânsito.

— Como alguns membros que compunham o Conselho eram secretários da gestão anterior, novos nomes terão de ser definidos. Isso será feito nesta semana — explica.

O Conselho Municipal de Trânsito recomendará o valor a ser praticado. A palavra final sobre a nova tarifa será do prefeito Flavio Cassina (PTB). Não há uma previsão específica de quando isso irá ocorrer; em 2019, por exemplo, a nova tarifa passou a vigorar em 11 de março. Já em 2018, a tarifa anual entrou em vigor em 27 de janeiro e, em 2017, o valor foi definido no início de fevereiro. 

Leia também
Cratera onde carro caiu em Flores da Cunha segue aberta há dois meses

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros