Soberanas da 14ª La Prima Vendemmia, de Nova Roma do Sul, divulgam evento em Caxias - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Festa13/01/2020 | 11h23

Soberanas da 14ª La Prima Vendemmia, de Nova Roma do Sul, divulgam evento em Caxias

Comitiva já visitou 16 municípios

Soberanas da 14ª La Prima Vendemmia, de Nova Roma do Sul, divulgam evento em Caxias Lucas Amorelli/Agencia RBS
Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

As soberanas da 14ª La Prima Vendemmia, a rainha Milena Stefan Volpato e as princesas Jéssica Vanzin e Fernanda Cadoná, estiveram em Caxias do Sul nesta segunda-feira (13) para divulgar a festa de Nova Roma do Sul. O evento ocorre nos dias 24, 25, 26, 31 de janeiro e 1° e 2 de fevereiro. A comitiva já esteve em 16 municípios para convidar autoridades e a comunidade para prestigiar a tradicional festa em celebração à colheita da uva. O tema desta edição é À Luz de Lampiões, que tem a intenção de relembrar o tempo em que moradores do interior usavam lampiões para iluminar o caminho ao visitar uns aos outros nos filós.

Leia mais
Nova Roma do Sul elege as soberanas da La Prima Vendemmia
Programação da La Prima Vendemmia 2020 é lançada em Nova Roma do Sul
Vindima impulsiona turismo na Serra gaúcha

Durante visita aos veículos do Grupo RBS, a rainha ressaltou que a divulgação segue em ritmo acelerado:

— A expectativa está grande porque é a primeira vez que a festa será realizada em dois finais de semana. Estamos ansiosas e trabalhando para que o evento seja um sucesso e conte com um grande número de visitantes. A organização da La Prima Vendemmia pretende atrair mais de 20 mil visitantes para a cidade durante o evento.

A entrada e o acesso aos shows artísticos e musicais são gratuitos. Também há degustação de uva, jogos coloniais e o filó encenado. Considerado um dos pontos altos de La Prima Vendemmia, os passeios ao interior saem por cerca de R$ 30, mas os turistas degustam café colonial. Os visitantes também podem colher a uva, degustá-la embaixo dos parreirais e ainda participar da famosa pisa, tradição que sobrevive em meio à avançada tecnologia da fabricação de vinhos.

Depois de Caxias, a comitiva segue em roteiros na Capital e na região metropolitana de Porto Alegre para divulgar o evento.

A FESTA

O evento é conhecido como a festa que abre o calendário de celebração da vindima no Rio Grande do Sul. Como La Prima Vendemmia ocorre no início da safra da uva, o visitante pode colher a fruta e degustá-la embaixo dos parreirais. O público ainda tem a oportunidade de participar da pisa, tradição que sobrevive em meio à avançada tecnologia da fabricação de vinhos. Essa experiência acontece durante os passeios que podem ser adquiridos na festa.

PROGRAMAÇÃO

A festa ocorrerá nos dias 24, 25, 26, 31 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro de 2020 no Complexo Municipal de Esporte e Lazer, em Nova Roma do Sul. O acesso pelo município ocorre de quatro formas: via Farroupilha pela ERS 448, pelo município de Nova Pádua, por Antônio Prado ou Veranópolis. A entrada é gratuita.

Dezenas de expositores estarão comercializando produtos durante a feira. Há espaço kids.

Os passeios no interior de Nova Roma do Sul são as atrações mais requisitadas. Os visitantes que chegam aos pavilhões podem comprar os ingressos e visitar propriedades onde o turismo rural é ofertado com café colonial. A atração é paga à parte.

Outro destaque da programação é o filó, chamado de Maior Filó da Serra Gaúcha. Ele ocorre nos dois sábados à noite, com entrada gratuita. O visitante paga o que consumir.

Haverá shows musicais com Tchê Barbaridade, Barbarella, Ragazzi dei Monti, Girotondo, Os Daltons e atração nacional com o sertanejo Loubet.

O valor de cada atividade e mais informações estão disponíveis no site do evento.

Leia também
Colheita noturna é diferencial em vinícola de Bento Gonçalves
Como uma vinícola do Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves, tem trabalhado para atrair turistas
Na Cozinha: sanduíche de carne com cebola caramelada pra sair da rotina

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros