Setor pediátrico da UPA Central de Caxias deve ser aberto no sábado - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Sus29/01/2020 | 15h10Atualizada em 29/01/2020 | 16h54

Setor pediátrico da UPA Central de Caxias deve ser aberto no sábado

Conforme o secretário municipal da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, as tratativas estão em fase final

Setor pediátrico da UPA Central de Caxias deve ser aberto no sábado Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS
Luis Felipe Amorin
Luis Felipe Amorin

luis.amorin@rdgaucha.com.br

Inaugurada no dia 20 de dezembro do ano passado, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central 24 horas de Caxias do Sul segue sem atendimento pediátrico. O secretário municipal da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, diz que a expectativa é abrir o atendimento pediátrico na manhã de sábado (1°).

Conforme o secretário, houve uma dificuldade para encontrar profissionais de pediatria para atender na UPA Central, porém as tratativas agora estão em fase final. Ele afirma que a prefeitura está trabalhando junto com o Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde (InSaúde) para que este problema seja resolvido.

- Está mais difícil de contratar profissionais sim, pois o número de pediatras no mercado está pequeno. Mas estamos trabalhando para fazer isso acontecer (abertura da pediatria) - afirma Castro.

Conforme a assessoria da prefeitura, o InSaúde, que administra a UPA Central, está tendo dificuldade na contratação dos profissionais da pediatria. Segundo o InSaúde, os profissionais que estão sendo contratados estavam de férias. O secretário afirma que, até o momento, o município não teve nenhum gasto com o setor pediátrico. Segundo ele, a InSaúde recebe da administração municipal por atendimento realizado.

Inaugurada no dia 20 de dezembro de 2019, como último ato do ex-prefeito cassado Daniel Guerra (Republicanos), a UPA Central 24 horas atenderia apenas adultos. Conforme o secretário da Saúde na época, Júlio Freitas, as consultas pediátricas seriam oferecidas a partir de 6 de janeiro, o que acabou não se confirmando.

Na época da inauguração, a prefeitura, por meio de nota, disse que em função do período típico de férias, feriados e até das provas de residência, os médicos qualificados para assumir a assistência infantil na UPA Central só teriam disponibilidade a partir de janeiro.

Leia também
Moradores de São Pelegrino, em Caxias do Sul, reforçam pedido de segurança após tumulto com jovens
"Foi um ato de violência simbólica, mas necessário", diz arquiteta sobre tombamento do patrimônio de Antônio Prado
Acordo deve pôr fim a ação judicial e manter posto de gasolina em terreno cedido pelo município de Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros