Parque das Araucárias é de tirar o fôlego - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Parques de Caxias10/01/2020 | 20h13

Parque das Araucárias é de tirar o fôlego

Novo complexo de lazer da cidade tem extensa pista de caminhada e uma vista deslumbrante

Parque das Araucárias é de tirar o fôlego Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Com 12 hectares de área, Parque das Araucárias está localizado em frente ao Jardim Botãnico Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Um alerta para quem ainda não conhece e pretende se aventurar pelo belo Parque das Araucárias, no bairro Nossa Senhora do Rosário, inaugurado no início de dezembro do ano passado após uma longa espera de seis meses: vá com fôlego. Prefira dias não muito quentes e não esqueça o protetor solar. Afinal, você vai precisar dele se quiser explorar todo o complexo, que possui nada mais, nada menos que 12 hectares de área e está localizado em frente ao Jardim Botânico. 

Parte do fôlego se perde ao percorrer a extensa pista de caminhada e/ou corrida que circunda todo o parque, com curvas, subidas e descidas quase sem sombra, já que as árvores foram plantadas recentemente. Além disso, há também uma ciclovia e estacionamento. Por tudo ser novo, não há sinais de depredação, apesar de o parque ter sido alvo de vândalos antes mesmo da inauguração — em junho de 2019, bebedouros e o parque infantil foram depredados.

 Leia mais:
Insegurança é o principal problema do parque Cinquentenário, em Caxias
Um dos cartões postais de Caxias do Sul, Lagoa do Rizzo sofre com falta de manutenção
Jardim Botânico, em Caxias, é mais do que se vê

Então você anda, anda e anda pela pista e passa a conhecer outros ótimos atrativos do Parque das Araucárias. A academia ao ar livre, o playground infantil e juvenil, além do espaço destinado exclusivamente aos animais de estimação. 

Um dos pontos negativos do local é a existência de banheiros apenas na entrada do parque — que sequer estavam incluídos no plano original e foram incorporados no meio da obra. De qualquer forma, você certamente perderá um pouco mais de fôlego se estiver na outra extremidade do parque e precisar utilizar os sanitários.

— Nossa, eu estou encantada. É tudo muito bonito aqui. A estrutura é ótima, bem planejada. Pretendo usar bastante essa pista de caminhada — salienta Ivania Chissini, que visitou pela primeira vez o parque na quarta-feira à tarde, com sol à pino e nem se importou muito com ele.

CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 08/01/2020 - Reportagem confere condições dos parques da cidade. NA FOTO: Ivania Chissini. (Marcelo Casagrande/Agência RBS)
Ivania Chissini visitou pela primeira vez o complexo na quarta-feira (8) e gostou muito do que viuFoto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

O Parque das Araucárias também possui inúmeros bancos, que ladeiam a pista e os gramados. Dois espaços previstos no projeto ainda não ficaram prontos, mas a expectativa é entregá-los em breve: um espaço multiuso, composto por palco, cobertura e banheiros, além de um inusitado tanque para batismos que, conforme a prefeitura, foi um pedido de igrejas que realizam cerimônias do tipo com imersão dos fiéis.

Além disso, algo bem importante, impossível de ser esquecido ao se visitar o complexo: a belíssima vista para o lago da barragem São Pedro. Essa, talvez, seja a principal responsável por tirar de vez o fôlego do visitante.

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros