Ciclistas de Curitiba se desafiam em percurso de 570 km até Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Superação e solidariedade14/01/2020 | 15h18Atualizada em 14/01/2020 | 15h38

Ciclistas de Curitiba se desafiam em percurso de 570 km até Caxias do Sul

Ação também pretende arrecadar doações para casa de acolhimento de Recife

Ciclistas de Curitiba se desafiam em percurso de 570 km até Caxias do Sul Divulgação/Arquivo pessoal
Eduardo Carniel, 28, e Jean Pastro, 37, deixam Curitiba nesta terça-feira (14) com destino a Caxias do Sul Foto: Divulgação / Arquivo pessoal

Um trajeto de aproximadamente 570 quilômetros entre Curitiba (PR) e Caxias do Sul deverá ser cumprido de bicicleta ao longo da semana pelos amigos ciclistas Eduardo Carniel, 28, e Jean Pastro, 37. A aventura começa nesta terça-feira (14) e o plano é que ela seja concluída dentro de sete dias, com chegada prevista para o dia 21 de janeiro.

Barracas, mudas de roupa, água, alimentos de reposição e, não muito mais que isso, são os apetrechos que darão suporte à dupla ao longo da jornada, que tem como objetivo principal a superação pessoal e, de quebra, pretende arrecadar doações para uma casa de acolhimento de Pernambuco.

— Decidi fazer a trilha por motivo pessoal, queria superar limites e também acredito que será um importante processo de amadurecimento pra mim. O destino foi escolhido porque meu irmão mora em Caxias do Sul. Convidei meu amigo pra participar e ele topou — conta Carniel, que é formado em Educação Física e praticante de ciclismo.

A ideia de aliar o projeto pessoal a algo que reverberasse de forma coletiva foi consolidada quando Carniel soube de um projeto da organização norte-americana Shores of Grace, que também atua no Brasil. Trata-se da Vila Betânia, casa de acolhimento que atende a meninas e adolescentes de até 18 anos em situação de risco e/ou vulnerabilidade social na cidade de Recife, em Pernambuco.

Recentemente a entidade está deixando o aluguel e arrecada doações para concluir uma reforma no imóvel adquirido. A ação dos amigos ciclistas tem o objetivo de repassar R$ 100 mil ao projeto, com doações que podem ser feitas de forma online, no vakinha.com.br.

Viajando de bike

A preparação para o trajeto iniciou há cerca de um mês, com treinos físicos e o planejamento da viagem, que será realizada pela BR-116, passando por cidades como Rio Negro, no Paraná; Monte Castelo, Santa Cecília e Lages em Santa Catarina; e Vacaria, no Rio Grande do Sul.

Um trajeto de aproximadamente 570 quilômetros entre Curitiba (PR) e Caxias do Sul deverá ser cumprido de bicicleta ao longo da semana pelos amigos ciclistas Eduardo Carniel, 28, e Jean Pastro, 37. A aventura começa nesta terça-feira (14) e o plano é que ela seja concluída dentro de sete dias, com chegada prevista para o dia 21 de janeiro. Barracas, mudas de roupa, água, alimentos de reposição e, não muito mais que isso, são os apetrechos que darão suporte à dupla ao longo da jornada, que tem como objetivo principal a superação pessoal e, de quebra, pretende arrecadar doações para uma casa de acolhimento de Pernambuco.
Preparação da dupla para aventura de bicicleta iniciou há cerca de um mêsFoto: Divulgação / Arquivo pessoal

Uma rede de apoio formada por amigos já está se formando para acolher os viajantes em alguns pontos de parada. Em outros locais a dupla pretende ficar acampada. A jornada que tem previsão de ocorrer dentro de uma semana, será cumprida com seis a sete horas diárias de pedalada, intercalada, é claro, com horas de descanso e lazer.

— O maior desafio será físico, com certeza. Mas estamos nos preparando e vamos seguir com tranquilidade para que seja um passeio também — garante Carniel.

O percurso será compartilhados pelas redes sociais dos ciclistas (@jeanfpstr / @dudzcarniel) e também pelas redes do projeto beneficiado. Além de divulgar a ação, a dupla certamente irá inspirar muitas pessoas por onde passar.

— Muitas pessoas dizem que somos loucos, mas muitas também nos dizem que gostariam de viver uma aventura assim.

Leia também
Amigos de Caxias do Sul vão percorrer 8 mil quilômetros pela América Latina em carros antigos

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros