Cerca de mil crianças de 4 e 5 anos ainda não têm vaga na Educação Infantil em Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Ensino23/01/2020 | 11h26

Cerca de mil crianças de 4 e 5 anos ainda não têm vaga na Educação Infantil em Caxias do Sul

Município busca alternativas para atender a demanda

Cerca de mil crianças de 4 e 5 anos ainda não têm vaga na Educação Infantil em Caxias do Sul André Ávila/Agencia RBS
Foto: André Ávila / Agencia RBS

Levantamento da Secretaria da Educação de Caxias do Sul coloca em alerta pais de crianças de 4 e 5 anos. Dos quase 3,5 mil inscritos em busca de colocação na Educação Infantil, cerca de mil ainda não foram designados. Isso significa que eles não têm a definição de onde vão estudar, ainda que o município tenha a obrigação legal de garantir o atendimento. 

Conforme a secretária Flavia Vergani, alternativas estão sendo buscadas para sanar a dificuldade de colocação dos estudantes na rede pública. Entre as medidas tomadas, está a avaliação de escolas de Ensino Fundamental para verificar se há salas ociosas onde podem ser ministradas as aulas para turmas da Educação Infantil. Além disso, o município busca parcerias com o Estado também para utilizar espaços sem uso onde as turmas possam ser alocadas.

Os dados mostram que a lista de espera por vagas na etapa de zero a três anos é ainda maior. Dos 3,2 mil inscritos, apenas 800 já têm a colocação garantida. Nesse caso, ainda não há a obrigatoriedade legal do poder público fornecer o atendimento a toda a demanda. Conforme a secretária, nesse momento, a vulnerabilidade social é a principal avaliação feita para garantir o acesso. Segundo ela, o município também vai procurar o Ministério Público e o Judiciário para estabelecer critérios para a designação, porque não há condições de atender a todos. 

Leia também
Trânsito é liberado na BR-470 em Bento Gonçalves após acidente
Operação em penitenciária de Caxias do Sul tem foco em mandantes de assassinatos fora da cadeia
Após sofrer por anos com fungo, pesquisas apontam alternativas para resgatar cultivo de kiwi em Farroupilha

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros