Veja quais pedidos da coluna Comunidade foram atendidos pelo Papai-Noel em 2019 - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Demandas29/12/2019 | 15h14Atualizada em 29/12/2019 | 15h14

Veja quais pedidos da coluna Comunidade foram atendidos pelo Papai-Noel em 2019

Colunista elencou 10 desejos no final do ano passado

Veja quais pedidos da coluna Comunidade foram atendidos pelo Papai-Noel em 2019 Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Como é habitual todo ano, a coluna anotou, no fim de 2018, 10 pedidos ao Papai-Noel para que fossem providenciados em 2019. A relação continha demandas, serviços e obrigações das administrações públicas ou resultantes de ações e da competência empresarial, ou ainda expectativas gerais da comunidade. Em alguns casos, a própria comunidade deveria participar dessa construção ao longo do ano.

Ao fim de 2019, a coluna constatou duas demandas totalmente atendidas e duas parcialmente atendidas, em um total de 10. No resultado final, são três pontos sobre 10. Nota 3, muito baixa, sofrível. Ainda assim, uma nota melhor do que no final de 2018, quando o aproveitamento foi de 14%, sobre uma lista de 18 tópicos.

Papai-Noel não faz milagres quando as administrações e também parte da população deixam de fazer a parte que lhes cabe. Confira a lista que a coluna elaborou para 2019, o que foi feito e o que não foi feito ao longo do ano.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 20/12/2019. Complexo Centro à Vida - UPA 24H, Postão 24 Horas. Prefeito Daniel Guerra inaugura a UPA Central às 23h56min desta quinta-feira (19/12). (Porthus Junior/Agência RBS)
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

1. Finalização do trevo de acesso aos bairros da Zona Norte, na RSC-453
DEMANDA ATENDIDA.

Obra pronta. No mesmo item, a coluna incluiu a reformulação do trevo na mesma RSC-453, em Fazenda Souza. Também concluída.

2. Centro de Caxias do Sul mais bem cuidado, com atrações e mais humano
NADA FEITO.

Estamos longe disso.

3. Respeito às faixas de segurança
NADA FEITO.

As faixas não são respeitadas, exceto raríssimas delas, e, em grande parte dos casos, estão apagadas e mal conservadas.

4. Apoio para Caxias, Juventude, basquete e outros esportes
MUITO POUCO.

O Juventude voltou para a Série B. Excelente notícia, mas às custas da própria competência. O Caxias do Sul Basquete não voltou. O basquete feminino conquistou o título estadual e alguma projeção. Outros esportes e esportistas individuais obtiveram conquistas pontuais. Mas não há ação articulada para fortalecer o esporte na cidade.

5. Volta do Postão, com atendimento de qualidade
DEMANDA PARCIALMENTE ATENDIDA.

Voltar, voltou. Reabriu às vésperas do Natal, com outro nome, a UPA Central, dentro de um ambiente de impeachment, uma das últimas ações do prefeito cassado Daniel Guerra. Falta agora garantir atendimento de qualidade.

6. Proteção às árvores da cidade
NADA FEITO.

Nenhuma ação articulada. As podas agressivas, com mutilação de árvores, continuam pegando para valer. Volta e meia, há cortes com justificativas que, como as árvores, não ficam em pé.

7.  Algum investimento em infraestrutura e logística para a região
DEMANDA PARCIALMENTE ATENDIDA.

A RS-122 ficou um mês interrompida. Tanto tempo para desobstrução é muito ruim. Mas o Aeroporto de Vila Oliva avançou bem, invertendo um cenário de marasmo. Já obteve a garantia de recursos para implementação da obra, e as movimentações seguem acontecendo. Foi a melhor notícia do ano.

8. Parada Livre em espaço pública em 2019
DEMANDA ATENDIDA.

Mas a que custo. O Governo Guerra não queria saber disso, e não autorizou a Parada Livre na Rua Marquês do Herval, na Praça Dante. Precisou a Justiça determinar. Ainda assim, as instituições funcionaram, e a Parada ocorreu em espaço público. É necessário ainda que essa utilização natural dos espaços públicos para programações como a Parada Livre seja incorporada com naturalidade ao cotidiano da cidade.

9. Volta do Carnaval de Rua
NADA FEITO.

No que se refere ao Carnaval das escolas de samba, que era ao que o item se referia, não passou nem perto. Desarticulação total.

10. Salário e 13º em dia para os servidores estaduais
NADA FEITO.

Ficou só na promessa de campanha do governador Eduardo Leite.

Leia também
Governo do RS reduz impostos para cinco setores 
Ataque a tiros em rodovia deixa um morto e outro ferido entre Farroupilha e Garibaldi
Sem senhas, prefeitura de Caxias criará novas redes sociais após eleição indireta 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros