Segunda etapa de campanha de vacinação contra o sarampo encerra com menos de duas mil doses aplicadas em Caxias - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Saúde02/12/2019 | 14h08Atualizada em 02/12/2019 | 15h12

Segunda etapa de campanha de vacinação contra o sarampo encerra com menos de duas mil doses aplicadas em Caxias

Meta era vacinar 73,8 mil pessoas

Segunda etapa de campanha de vacinação contra o sarampo encerra com menos de duas mil doses aplicadas em Caxias Tadeu Vilani/Agencia RBS
Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS
Gaúcha Serra

A Secretaria da Saúde de Caxias do Sul divulgou na manhã desta segunda-feira (2) os dados sobre a cobertura de vacinação contra o sarampo alcançada na segunda etapa da campanha, que englobava jovens de 20 a 29 anos. Foram 1.893 imunizados entre 18 e 30 de novembro, período da mobilização. O número ficou longe da meta, que era vacinar 73,8 mil pessoas.

A maior procura pela imunização ocorreu no sábado (30), Dia D da campanha, quando 913 doses foram aplicadas. Outras 980 pessoas tinham sido vacinadas até  a sexta-feira (29).  Para aumentar a abrangência do serviço, equipes foram colocadas em shoppings e universidades de Caxias na semana passada.

Leia mais
Menos de mil jovens de 20 a 29 anos foram vacinados contra o sarampo em Caxias
Vacinação contra o sarampo tem pontos móveis em Caxias
Segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo começa segunda-feira 

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Andréa Dal Bó, diz que parte do público que procurou o serviço não precisou da vacina, já que a campanha foi voltada apenas para quem não estava com a imunização em dia. Só no sábado, conforme levantamento da Vigilância Epidemiológica, 830 pessoas da faixa etária recomendada buscaram informações, mas já estavam com o esquema de vacinação completo.

Agora, a aplicação das doses continua nos postos de saúde, como rotineiramente ocorre. Pessoas de um a 29 anos precisam de duas doses para serem consideradas imunizadas. Para quem tem de 30 a 49 anos, uma é suficiente. Profissionais da área da saúde, independentemente da idade, devem receber duas doses da tríplice viral, que protege também contra a caxumba e a rubéola.

Não há casos confirmados de sarampo na Serra neste ano, mas o Estado já contabiliza 44 pacientes com a doença. 

 Leia também
Dois são presos em Caxias do Sul por integrar quadrilha que furtou 300 bovinos no Rio Grande do Sul
Começa segunda etapa de perfurações em encosta da RS-122, em Farroupilha
Homem morre após acidente na BR-470, em Bento Gonçalves

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros