Paróquia Pio X, em Caxias, inaugura iluminação externa - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Comunidade13/12/2019 | 18h25Atualizada em 13/12/2019 | 18h26

Paróquia Pio X, em Caxias, inaugura iluminação externa

Novo sistema foi concebido em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas

Paróquia Pio X, em Caxias, inaugura iluminação externa Felipe Padilha/Divulgação
Foto: Felipe Padilha / Divulgação

A Paróquia São Pio X, em Caxias do Sul, inaugurou na missa das 18h de quinta-feira (12) o novo sistema de iluminação externa da igreja. Concebido em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o projeto contempla luminárias de led na fachada do templo e no campanário. A atividade integra as comemorações dos 60 anos de criação da paróquia, em 25 de dezembro de 1959, e o calendário das celebrações de Natal da CDL.

A cor lilás foi usada na iluminação por ser a mais aproximada do roxo. O tempo do Advento (período do ano litúrgico que antecede o Natal) é um tempo em que a Igreja usa o roxo nas vestes e demais ações litúrgicas. 

A partir de agora, ao longo do ano, a paróquia poderá ajustar as cores para iluminar o templo, dependendo da programação em andamento, como o Outubro Rosa, o Novembro Azul e outras.

Além da parceria com a CDL, a paróquia também investiu na parte elétrica e na compra de luminárias. Ao final do ato de quinta-feira, padre Izidoro Bigolin, que é o pároco, agradeceu o envolvimento da comunidade que, entre outras formas, com o dízimo ajuda a manter as estruturas da paróquia e inovar.

— Nossa igreja já é bonita por natureza, mas ela merece ficar mais bela ainda — disse o padre no final da missa.

Natal de rua no Santa Lúcia

A nova iluminação da Paróquia Pio X reforça e estimula o envolvimento comunitário natalino. Outro exemplo de programação comunitária é o Natal de Rua, na Rua Alberto Alves, no bairro Santa Lúcia, que acontece há 16 anos. 

Os moradores enfeitam um terreno com pinheirinhos, luzes e presépios. A atividade consiste em um encontro de famílias que, no domingo à tardinha, partilham chimarrão, alimentos e fortalecem vínculos de amizade e vizinhança. Este ano, o Natal na Rua será neste domingo, dia 15, com missa campal às 19h.

— As pessoas chegam antes, trazem pratos para confraternizar e ficam conversando sem pressa de ir embora — destaca Seloni Fochezatto, uma das organizadoras.

Leia também
Especialista recomenda liberação de duas pistas na RS-122 devido a risco de nova queda de rochas
Justiça determina que prefeitura de Caxias restaure características das bancas de revistas
Um "sim" para o amor: conheça histórias de casais que se planejam e que já subiram ao altar

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros