CTG de Caxias arrecada brinquedos para doar a crianças neste domingo - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Tradição e solidariedade12/12/2019 | 20h21Atualizada em 12/12/2019 | 20h21

CTG de Caxias arrecada brinquedos para doar a crianças neste domingo

Ideia é levar os pequenos da comunidade para passar uma tarde na entidade

Pioneiro
Pioneiro

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Rincão da Lealdade, em Caxias do Sul, fará o primeiro “Domingo em Família no Rincão”. A ação será neste domingo (15), a partir das 13h30min, na sede da entidade, na BR-116, ao lado do Hospital Geral. A ideia do evento é levar crianças da comunidade para passar uma tarde no CTG e conhecer mais a fundo a cultura gaúcha. Durante a tarde serão realizadas oficinas de música, canto, poesia e dança ministradas por integrantes da entidade é que tem 66 anos de história e é pioneira na cidade.

O CTG está recebendo doações de brinquedos até este sábado (14). As doações podem ser entregues na própria sede nesta sexta à noite ou, em horário comercial, na ótica Ocal, na Pinheiro Machado, 1.751, no Centro.

De acordo com a patronagem, o evento tem o objetivo de abrir as portas do CTG para a comunidade local. Nesta primeira edição, por ser próxima ao Natal, também haverá brincadeiras, distribuição de balas, pipocas, sorteio de brindes e doação de brinquedos para duas entidades.

O Rincão da Lealdade é o terceiro CTG a ser fundado no Rio Grande do Sul, possui atualmente quatro invernadas de danças tradicionais, divididas nas categorias: mirim, juvenil, adulta e veterana. Com este quadro artístico, somado às modalidades individuais, a entidade carrega em sua trajetória prêmios como o do Rodeio Internacional de Vacaria, em 2012, mesmo ano em que representou o Brasil no XXVIII Festival Internacional de Folclore dos Açores em Portugal. No Brasil, a entidade participa ativamente de rodeios e festivais no Estado, em Santa Catarina e Paraná.

Desde a fundação, em 29 de outubro de 1953, o centro de tradições participou de fatos marcantes na história de Caxias do Sul. Durante muitos anos, foi parceiro da Festa da Uva; por motivo de um incêndio, tornou-se sede temporária da Câmara de Vereadores por um ano; nele, funcionou também o TRE, desde o escrutínio manual dos votos até tornar-se ponto de entrega das urnas eletrônicas; e hospedou em sua sala de honra, os  presidentes da república: Castelo branco, Costa e Silva, Médici, Geisel,Figueiredo e José Sarney.

Leia também:
Campanha de doações para o Hospital Geral terá cartão com descontos em consultas e no comércio em Caxias do Sul
Militares se formam no Programa Soldado Aprendiz em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros