Casamento Comunitário oficializou comunhão de 110 casais, em Caxias - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Dia do sim07/12/2019 | 18h30Atualizada em 08/12/2019 | 19h41

Casamento Comunitário oficializou comunhão de 110 casais, em Caxias

Cerimônia coletiva foi realizada neste sábado, na UCS

Casamento Comunitário oficializou comunhão de 110 casais, em Caxias Lucas Amorelli/Agencia RBS
Iniciativa é realizada pela prefeitura, Pode Judiciário, cartórios de registro civil, UCS, UAB e OAB Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

O cenário não era o mais usual quando se trata de casamento, mas para 110 casais de Caxias do Sul o ginásio da Vila Olímpica da UCS serviu de testemunha para o "sim" tão aguardado. Eles participaram do Casamento Comunitário, iniciativa gratuita realizada na cidade pela 14ª vez na tarde deste sábado (7). O projeto é encabeçado pela prefeitura junto com o Poder Judiciário, cartórios de registro civil, UCS, União das Associações de Bairros (UAB) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Conduzida de forma ecumênica, a cerimônia foi realizada pelo padre Anderson Golin, da Igreja Anglicana, e pelo frei Jaime Bettega, da Católica — diferente de outras edições, o representante da Assembleia de Deus não compareceu. Da plateia mesmo, os casais viveram momentos como a troca de alianças e o beijo. Depois, cada um seguiu até o altar (com direito a tapete vermelho, claro) para assinar os documentos oficiais, acompanhado dos padrinhos. 

CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 07/12/2019Cases do casamento comunitário reuniu 110 casais no complexo olímpico da UCS na tarde deste sábado.Zenedi Paiva da Rosa, 63 anos, e Paulo Soares, 53 oficializaram união após 17 anos juntos(Lucas Amorelli/Agência RBS)
Zenedi e Paulo estão há 17 anos juntosFoto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

Muitos dos casais que lotaram a Vila Olímpica da UCS já possuem uma longa história de companheirismo e cumplicidade, mas sonhavam com a chance de poder trocar alianças oficialmente. No caso da costureira aposentada Zenedi Paiva da Rosa, 63 anos, e do auxiliar geral Paulo Soares, 53, o sonho ganhou mais força por conta do desejo do casal de frequentar uma igreja evangélica. 

— A gente já vai há muito tempo, mas o pastor não aceita se não for casado no papel — explicou Zenedi. 

Juntos há 17 anos, Zenedi e Paulo exibirão alianças pela primeira vez a partir deste sábado. O que não vai mudar, no entanto, é a receita que os conduziu até o altar do Casamento Comunitário. 

— O respeito e o amor entre o casal é o mais importante — ensina a noiva.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 07/12/2019Cases do casamento comunitário reuniu 110 casais no complexo olímpico da UCS na tarde deste sábado.Jordely Campelo Quintana e Alisson da Cunha de Moura , 23, integraram o time de jovens casais (Lucas Amorelli/Agência RBS)
Jordely ficou feliz em poder dividir o dia especial com outras noivas e outros noivos Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

Ao contrário da maioria dos noivos, que idealizam o casamento como uma noite única onde serão o centro das atenções de familiares e amigos, Jordely Campelo Quintana, 19, estava muito feliz em poder compartilhar o momento ao lado de tantos outros casais.

— Prefiro assim, com mais gente junto — disse.

Ela e Alisson da Cunha de Moura, 23, estão juntos há seis anos e possuem um bebê de um ano e quatro meses. O casamento veio para realizar um sonho antigo de Jordely, que saiu satisfeita da cerimônia 

— Fiquei muito emocionada com o coral, deu para entrar mesmo na presença da cerimônia — disse a jovem recém-casada, citando a apresentação do Coral Jovem de Caxias, que assinou a trilha do casamento.   

A partir de agora, Zenedi, Paulo, Jordely e Alisson engordam alista de quase mil casais já foram contemplados pelo Casamento Comunitário em Caxias.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 07/12/2019Cases do casamento comunitário reuniu 110 casais no complexo olímpico da UCS na tarde deste sábado.(Lucas Amorelli/Agência RBS)
112 casais participaram da iniciativaFoto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

Leia também:
Homem é atropelado na BR-16, em Caxias
Pré-candidato a prefeito de Caxias, Vinicius Ribeiro se filia ao DEM
Preço da gasolina sobe R$ 0,05 e atinge patamar mais alto desde agosto em Caxias

 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros