Autonomia de pessoas com deficiência foi evidenciada na Semana da Acessibilidade e Inclusão em Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Atividade10/12/2019 | 15h17Atualizada em 10/12/2019 | 15h27

Autonomia de pessoas com deficiência foi evidenciada na Semana da Acessibilidade e Inclusão em Caxias do Sul

Programação reuniu mais de 900 pessoas com show de talentos, debates, campanhas oficinas e happy hour inclusivo

Autonomia de pessoas com deficiência foi evidenciada na Semana da Acessibilidade e Inclusão em Caxias do Sul João Pedro Bressan / Divulgação/Divulgação
Foto: João Pedro Bressan / Divulgação / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

A autonomia de pessoas com deficiência (PcD) foi evidenciada durante a III Semana da Acessibilidade e Inclusão, que ocorreu de 3 a 8 de dezembro em Caxias do Sul. Organizada pela Coordenadoria de Acessibilidade, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), a agenda contou com um show de talentos, campanhas educativas, palestras, cine debate, painéis, oficinas abertas de canoagem, vela e remo, além de um happy hour inclusivo, reunindo mais de 900 pessoas ao longo da programação.

“Arte e Cultura Acessível” foi o tema do show de talentos que ocorreu na terça-feira (3), com cerca de 150 participantes. Outros destaques foram a palestra “Como empoderar pessoas com deficiência”, ministrada pelo empreendedor social e produtor do filme “Cromossomo 21”, Alex Duarte. O documento Expedição 21 foi exibido ineditamente.

— O diretor do filme mostra a autonomia das pessoas com Síndrome de Down e isso faz com que tenhamos mais empatia sobre essa questão. Foi muito bom ver a evolução do segmento das pessoas com deficiência, pois hoje participam mais da sociedade e tem autonomia. Falta a sociedade e as famílias reconhecerem o potencial das pessoas com Síndrome de Down, pois elas têm muita capacidade. E a palestra enfatizou que elas podem ter uma vida independente também — avaliou o titular da Coordenadoria de Acessibilidade, Tibiriçá Maineri.

A programação ainda recebeu o seminário “Direitos Humanos e PcD: Avanços e Desafios”. O evento ocorreu no Bloco H da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e contou com um painel que abordou a avaliação biopsicossocial da deficiência, mediado pela coordenadora geral de Relações Interinstitucionais, Liliane Cristina Gonçalves.

O segundo painel ficou por conta da secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscila Gaspar, a primeira surda a ocupar um cargo no segundo escalão do governo federal. Ela abordou os direitos humanos relacionados à pessoa com deficiência, principalmente à população surda, com ênfase nos avanços e desafios para efetivação e garantia dos direitos e deveres das PcDs.

O encerramento da Semana foi marcado pelo Happy Hour Inclusivo, no Brazza. O evento ocorreu ao longo da tarde de domingo (8), visando um momento de descontração, além de ofertar um espaço de acessibilidade. A atividade contou com cardápios adaptados e apresentações culturais.

Leia também
Táxis-lotação de Caxias do Sul terão vistoria obrigatória em janeiro

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros