Roteiro Caminhos de Caravaggio será complemento ao Caminho de Santiago de Compostela - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Turismo religioso01/11/2019 | 13h58Atualizada em 01/11/2019 | 13h58

Roteiro Caminhos de Caravaggio será complemento ao Caminho de Santiago de Compostela

Parte do roteiro europeu poderá ser cumprido na Serra para obtenção do certificado

Roteiro Caminhos de Caravaggio será complemento ao Caminho de Santiago de Compostela Adroir Fotógrafo/divulgação
Roteiro da Serra foi lançado em 4 de maio Foto: Adroir Fotógrafo / divulgação

O Roteiro Caminhos de Caravaggio poderá ser percorrido como complemento ao Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. A apresentação da parceria vai ocorrer no próximo dia 8 de novembro na Festuris, feira de turismo que ocorre em Gramado. Os documentos que oficializam o credenciamento junto ao roteiro europeu, porém, já estão assinados.

Leia mais
Em menos de cinco meses, roteiro Caminhos de Caravaggio chega à marca de 100 peregrinos
Percurso de fé e aventura une santuários de Caravaggio na Serra
Prefeituras da Serra assinam protocolo para formalizar o roteiro Caminhos de Caravaggio
Três ciclistas são os primeiros a percorrer oficialmente os Caminhos de Caravaggio, na Serra 

A complementação vai permitir que os peregrinos recebam o certificado de conclusão do Caminho de Santiago de Compostela percorrendo parte do trajeto na Serra. O complemento valerá para o trajeto "A Coruña", que integra o chamado caminho inglês, trecho final do roteiro espanhol. Esse trajeto tem extensão de 75 quilômetros, mas o certificado de conclusão do Caminho de Santiago de Compostela é concedido somente a quem percorre, no mínimo, 100 quilômetros. Dessa forma, quem cumpriu o Caminhos de Caravaggio poderá utilizar a experiência para complementar os 25 quilômetros restantes.

Para aproveitar o benefício, o peregrino deve solicitar um passaporte para a Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela no Estado do Rio Grande do Sul (Acasargs). O contato pode ser realizado pelo site acasargs.com.br. É preciso informar as passagens aéreas e outros dados que comprovem que o roteiro europeu de fato será percorrido. Com o documento em mãos, é preciso percorrer os 200 quilômetros do Caminhos de Caravaggio.

— Pode fazer o roteiro inteiro ou fracionado, mas tem que ter todos os carimbos — afirma o vice-presidente da entidade, Gilberto Adami.

Conforme Adami, a ideia de tornar o Caminhos de Caravaggio complementar ao de Santiago de Compostela surgiu ainda durante as discussões para oficializar o roteiro da Serra. A aposta é que a parceria ajude a ampliar a divulgação.

— É uma forma de trazer pessoas para conhecer principalmente o interior. Muita gente vai fazer o Caminhos de Caravaggio como preparação àquela jornada — projeta.

O Caminhos de Caravaggio foi lançado oficialmente em maio e liga o santuário de Caravaggio de Canela ao de Farroupilha. O trajeto passa ainda por Gramado, Nova Petrópolis e Caxias do Sul. O roteiro também conta com emissão de certificado, que pode ser obtido carimbando outro passaporte, que não tem relação com o de Santiago de Compostela. O ofício pode ser obtido nas secretarias de Turismo dos municípios envolvidos e nos santuários.

Leia também
Saiba o que abre e o que fecha no feriado de Finados em Caxias do Sul
Confira a programação dos cemitérios da Serra no Dia de Finados 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros