Nível do Rio Caí sobe e famílias são retiradas de casa em São Sebastião do Caí - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Chuva forte 05/11/2019 | 10h30Atualizada em 05/11/2019 | 11h19

Nível do Rio Caí sobe e famílias são retiradas de casa em São Sebastião do Caí

Defesa Civil trabalha na remoção de moradores do bairro Navegantes

Nível do Rio Caí sobe e famílias são retiradas de casa em São Sebastião do Caí Ricardo Marques/Divulgação Prefeitura
Praça da Santinha, no antigo cais do porto de São Sebastião do Caí, já está tomada pelas águas na parte mais baixa Foto: Ricardo Marques / Divulgação Prefeitura

As fortes chuvas que atingem a Serra nos últimos dias provocaram alagamentos, destelhamentos de casas, quedas de barreiras, de árvores, muros, deslizamento de terra e interrupções de estradas na região. Em São Sebastião do Caí, a cheia do rio, obrigou famílias do bairro Navegantes a deixarem suas casas. Eles foram removidos pela Defesa Civil na manhã desta terça-feira (05).

Leia mais
Deslizamento de terra interrompe parcialmente trânsito na RSC-453 em Caxias 
Devido a risco de deslizamentos, motoristas devem redobar cuidado na BR-470, em Veranópolis 
Trânsito está bloqueado na ERS-122 entre São Vendelino e Farroupilha

O nível do Rio Caí estava com 11,05 metros, por volta das 9h. O nível normal é 2,5 metros. O rio segue subindo 25 cm por hora e deve subir até o começo da tarde. A previsão é de que chegue aos 12,5 metros, enchente considerada de médio porte, mas comum no histórico de ocorrências da cidade.

O coordenador da Defesa Civil de São Sebastião do Caí, Pedro Gribler, ressalta que cinco famílias do bairro Navegantes já foram removidas. Os moradores foram levados para o ginásio do Centro Integrado Navegantes.

— A intenção é remover mais sete famílias até o começo da tarde. São em torno de 25 pessoas que vivem nas primeiras áreas a serem alagadas quando o rio sobe. Vamos avaliar como a situação prosseguirá ao longo do dia para decidir se será preciso retirar mais pessoas, ressalta o coordenador. 

O Rio sobe rapidamente devido a água dos rios de Nova Petrópolis e Caxias do Sul, que vão desaguar no Rio Caí.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura de São Sebastião do Caí, o município e a Defesa Civil, estão prestando assistência aos desabrigados com transporte para o alojamento e alimentação. Ainda de acordo com o município, há algumas áreas alagadas nos pontos de banhado e de escape do rio e as primeiras ruas do bairro Navegantes com os pontos mais próximos ao rio já alagados, mas no restante do município a situação está normalizada.

Ajuda

Chuvas alagam São Sebastião do Caí
Quem quiser ajudar pode entrar em contato com a prefeitura no (51) 3635-2500 Foto: Ricardo Marques / Divulgação Prefeitura

Quem quiser ajudar pode entrar em contato com a prefeitura no (51) 3635-2500 ou ir direto até o Centro Integrado Navegantes e se informar com a equipe da prefeitura que atende as famílias. 

Leia também
Morre criminoso que trocou tiros com a polícia após sequestro de empresário e atropelamento de policiais em Gramado 
Campus 8 exibe obras de grupo de artistas vacarienses




 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros