Mesmo com novas detonações, Daer mantém expectativa de liberação da ERS-122 nesta quarta-feira - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Previsto para a tarde13/11/2019 | 13h23Atualizada em 13/11/2019 | 13h23

Mesmo com novas detonações, Daer mantém expectativa de liberação da ERS-122 nesta quarta-feira

Duas explosões não foram suficientes para quebrar completamente a maior rocha que desceu da encosta

Mesmo com novas detonações, Daer mantém expectativa de liberação da ERS-122 nesta quarta-feira André Fiedler/Agencia RBS
Foto: André Fiedler / Agencia RBS

As equipes que trabalham na limpeza do Km-43 da ERS-122, em Farroupilha, realizaram novas detonações na manhã desta quarta-feira (13). A explosão ocorreu por volta das 11h15min. Apesar disso, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) segue com a expectativa de liberação da rodovia para todos os veículos à tarde, após o trabalho de limpeza da pista. 

Por volta das 10h, a equipe da Encopav, empresa contratada pelo Daer para manutenção da estrada, seguia removendo as rochas já fragmentadas nas detonações realizadas na segunda-feira (11) e terça-feira (12). Em outra frente, funcionários da Boqueirão Desmonte implantavam entre cinco e 15 quilos de explosivos na maior rocha que desceu da encosta. Com peso estimado entre 1,5 mil e 2 mil toneladas, foi a terceira vez ela passou por detonação. 

- Estou impressionado com o tamanho dessa pedra. Com todo o fogo (explosões) que demos nela, ela não quebrou totalmente - observa o diretor de Operação Rodoviária do Daer, Sandro Wagner.

Após a última detonação a rocha se quebrou em pedaços menores, o que permitirá a remoção completa. No fim da manhã e ao longo da tarde o foco do trabalho justamente na remoção das pedras que ainda estão sobre a pista. Para isso, será utilizado também o martelete hidráulico, para quebrar os fragmentos maiores e facilitar a retirada por retroescavadeiras. 

Com a liberação do trânsito, será permitida a passagem de todos os veículos, em ambos os sentidos. Parte da pista, porém, ficará interrompida para a recuperação da estrada, já que as pedras danificaram o pavimento. 

- Estamos trabalhando para liberar. A pavimentação vamos refazer depois, é uma segunda etapa. Vamos trabalhar para liberar ainda hoje (quarta) - afirma Sandro.

Leia também
Polícia Civil de Caxias do Sul não realiza atendimentos nesta quarta e quinta-feira
Município tenta derrubar liminar que autoriza Parada Livre no Centro de Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros