Festas de Natal movimentam cidades da Serra - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Programação 29/11/2019 | 15h12Atualizada em 02/12/2019 | 14h30

Festas de Natal movimentam cidades da Serra

Canela apresenta o Sonho de Natal; Gramado, o Natal Luz; e Nova Petrópolis, o Natal no Jardim da Serra Gaúcha

Festas de Natal movimentam cidades da Serra Priscila Pilletti/Prefeitura de Garibaldi
Com o tema `Experimente essa emoção¿, a 22ª edição do Natal Borbulhante de Garibaldi encantou o público Foto: Priscila Pilletti / Prefeitura de Garibaldi

A Serra é o destino para centenas de visitantes durante os festejos natalinos. O charme natural da região se alia ao colorido das luzes natalinas e encanta crianças e adultos. Alguns municípios serranos  respiram Natal com intensa programação desde o fim de outubro e início novembro. O clima natalino conta com apresentações, shows e espetáculos que se intensificam ainda mais com a proximidade do dia 25 de dezembro.

As luzes e enfeites de Natal iluminam casas, praças, jardins e estabelecimentos comerciais. A programação aquece o comércio, mas também envolve a comunidade e cria um clima de confraternização, semeando esperança para o ano que vai chegar. São diversas atrações para curtir com a família e aproveitar para conhecer a região.

Em Caxias do Sul, a programação do "Natal Caxias Mais Feliz" será aberta em 6 de dezembro, às 19h, com show de "Os Gaudérios", chegada do Papai Noel e apresentação da "Orkestra Meraki", no Largo da Prefeitura de Caxias do Sul. Diversos distritos e regiões administrativas vão promover apresentações, encenações e cantatas de Natal. O espetáculo de encerramento será no dia 22 de dezembro com Tita Sachet e Rafa Gubert e músicos convidados, às 19h, no Largo da Prefeitura.

Um tour pela região serrana

Natal Luz - Gramado

Gramado encanta os visitantes com a 34ª edição do Natal Luz.  São diversas atrações na área central da cidade para reunir a família e os amigos. A programação conta com o tradicional concerto no lago, repleto de efeitos especiais, bailarinos, coral, percussionistas, violinistas, fogos e águas dançantes. Os ingressos estão à venda no site natalluzdegramado.com.br.

Para quem quer aproveitar o fim de semana, o Grupo de Cordas da Orquestra Sinfônica é destaque da programação a partir das 19h deste sábado (30), na Rua Coberta. No repertório, música brasileira, tangos, temas de filmes e músicas natalinas. O show é uma das atrações gratuitas do Natal Luz. 

Outro ponto alto é a Parada de Natal, a partir das 16h, na Avenida Borges de Medeiros. Já às
17h, a Trupe de Natal, na Vila de Natal, diverte o público. À noite, a partir das 20h, o destaque é o Show de Acendimento no Palácio dos Festivais. Em seguida, às 21h, acontece o Illumination, no Lago Joaquina Rita Bier. No domingo, o público pode conferir o desfile A Magia do Noel, na ExpoGramado, a partir das 21h. A programação completa está no site natalluzdegramado.com.br.  

Festas de Natal movimentam cidades da Serra - Sonho de Natal em Canela encanta turistas
Em Canela, o Sonho de Natal chega a 32ª edição com espetáculos musicais e danças. Com o tema "A Fábrica de Sonhos"Foto: Assessoria de Imprensa / Sonho de Natal de Canela

Sonho de Natal - Canela

Em Canela, o Sonho de Natal chega a 32ª edição com espetáculos musicais e danças. Com o tema "A Fábrica de Sonhos", a programação conta com shows, desfiles, apresentações natalinas e a presença do Papai Noel. Os espetáculos são gratuitos e se concentram na área central, entre a Catedral de Pedra e a Praça João Corrêa, onde fica a Aldeia do Papai Noel. A decoração da cidade é uma atração à parte, com diversos pontos de Canela iluminados.
O ponto alto é a estreia do Desfile Mágico de Natal, que ocorre neste sábado (30), a partir das 20h15min, na rua Felisberto Soares. O desfile começa logo após o espetáculo A Fábrica de Sonhos, que tem a primeira exibição da noite às 20h, na Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes.

Os espetáculos Estátuas Humanas, às 19h, e O Som do Vento, às 21h30min, também fazem a estreia no sábado. Já no domingo (1°), a programação será aberta com a 4ª Corrida Santa Claus Challenge às 9h. Depois, às 11h, o bairro Ulisses de Abreu recebe a primeira Paradinha nos Bairros. A partir das 16h, a Paradinha de Natal ocorre na Felisberto Soares, entre Catedral de Pedra até a Praça João Corrêa. O Multipalco da Praça recebe, a partir das 20h30min, o Maestro Giovani Costa & Coro Municipal de São Francisco de Paula. Já a Casa do Papai Noel funciona das 14h às 19h, na Praça João Corrêa.  O evento segue até 12 de janeiro de 2020. A programação completa está disponível no site sonhodenatal.com.br.

Festas de Natal movimentam cidades da Serra - Sonho de Natal em Canela encanta turistas
Os espetáculos Estátuas Humanas estreia às 19h deste sábado em Canela Foto: Assessoria de Imprensa / Sonho de Natal de Canela

Natal no Jardim da Serra Gaúcha - Nova Petrópolis

Nova Petrópolis promove o Natal no Jardim da Serra Gaúcha. O evento começou em novembro e prossegue até o dia 31 de dezembro, na Rua Coberta. As atrações contam com programação religiosa, caminhada das lanternas, espetáculos musicais, teatro, shows de fogos e oficinas temáticas. O evento conta ainda com a Weihnachtsmarkt, que é uma feira de produtos natalinos.

O evento natalino conta com uma programação diversificada, que envolve corais, bandas e orquestras. Neste sábado (30), a partir das 18h, o destaque é a apresentação de Bandas Marciais Escolares, sob a regência do Maestro Leandro Sudbrack, na Rua Coberta. A partir das 19h30min, o espetáculo "Peter Pan" encanta o público, na Rua Coberta. Já no domingo (1º), a partir das 20h, está programado o Natal Cooperativo "Os 7 Anjos e a Paz na Terra", na Praça Theodor Amstad, na Linha Imperial. A programação completa está disponível no Facebook da prefeitura de Nova Petrópolis. 

Festas de Natal movimentam cidades da Serra - Natal Cooperativo em Novo Petrópolis
Foto: Vini Martins e Marcelo Farinha / Divulgação

Natal Borbulhante - Garibaldi

Com o tema 'Experimente essa emoção', o início da programação da 22ª edição do Natal Borbulhante, em Garibaldi, ocorreu no último dia 27, com o acendimento das luzes natalinas. Em seguida, o público conferiu o Desfile Cênico Inclusivo de Natal da Apae Garibaldi. Mais de 200 artistas, entre alunos, pais, profissionais, voluntários encantaram o público.

Festas de Natal movimentam cidades da Serra. Desfile da Apae em Garibaldi
'Experimente essa emoção' é o tema do Natal Borbulhante, em GaribaldiFoto: Priscila Pilletti / Prefeitura de Garibaldi

Os visitantes podem conferir novamente o desfile no dia 4 de dezembro, a partir das 20h30min, no Centro Histórico.  Anjos, confeiteiros e bailarinas, acompanham o Papai e Mamãe Noel no trajeto do corso para transmitir mensagens ao público. Também no dia 4, está programada a apresentação da Árvore Cantante a partir das 20h. No decorrer do mês, os visitantes podem conferir a Noite Encantada e a Chegada do Papai Noel.

Há ainda passeios temáticos com venda de ingressos em parceria com a Maria Fumaça e hotéis e vinícolas da cidade. A programação completa pode ser acessada no site garibaldi.rs.gov.br.

Natal Bento - Bento Gonçalves

O Natal Bento agrega uma série de eventos alusivos ao Natal e Ano Novo com atrações para resgatar o espírito fraterno. A programação, que começou no dia 14 de novembro, é marcada por uma série de atividades. Entre os destaques, estão a Fábrica de Presente do Papai Noel das Malhas G'Dom, Natal Premiado CDL, Auto de Natal na Igreja Cristo Rei, Carrossel na Via Del Vino,  Natal Sobre Trilhos, Festival Via Del Vino, Desfile e Especial Natal do Guri de Uruguaiana.

Neste fim de semana, o destaque é a Patinação Noite Feliz, na Via Del Vino, a partir das 20h. Já no domingo (1º), a partir das 20h, o público pode conferir a apresentação Canarinhos nas Janelas da Prefeitura. A programação segue até 12 de janeiro de 2020, e pode ser conferida no site bentogoncalves.rs.gov.br.

Natal no Caminho das Estrelas - Carlos Barbosa

O Natal no Caminho das Estrelas, em Carlos Barbosa, conta com espetáculos, shows, coreografias e interação com o público. A atração deste sábado (30) é a Parada de Natal, a partir das 20h, na rua Buarque de Macedo. O espetáculo conta com a participação de mais de 1,1 mil personagens, sendo a maioria voluntários do município. Na programação, constam ainda atrações nos demais fins de semana, como "Um Conto de Natal", Happy Hour de Natal, Concerto de Natal e Missa Campal. 

Sinos de Natal - Farroupilha

O clima mágico de Natal invade as ruas de Farroupilha. Para reforçar o ambiente de harmonia, fé e esperança dessa época, a cidade promove o Sinos de Natal. A programação começa nesta sexta-feira (29 com o Vivere, a partir das 18h. A neve lembra o lar do Papai Noel, por isso vai nevar mais uma vez em Farroupilha. O Dindinho também estará disponível para levar os visitantes passearem durante a noite pelo Centro, que estará iluminado pelas luzes de natal. 

A comunidade poderá assistir a shows, música, teatro, cinema, apresentações culturais e esporte. Neste sábado (30), a partir das 16h, estão programadas apresentações de filmes e, no domingo, acontece o 1º Natal do Menino Jesus nas comunidades.Já a Casa do Papai Noel, que neste ano será instalada na Praça da Bandeira, abre as portas para visitação no dia 9 de dezembro. A programação segue até a véspera de Natal, em 24 de dezembro.

Natal de Todos - São Marcos

Shows, rústica, decoração temática e vinda do Dindinho com o Papai Noel marcam o Natal de Todos em São Marcos. A abertura ocorreu na última sexta (22), com a chegada do Papai Noel, apresentações artísticas e distribuição de doces. A programação segue com diversas atrações, shows, evento esportivo, apresentação de talentos locais e celebrações na Igreja Matriz até o dia 24 de dezembro. O Dindinho realiza passeios pela cidade. A programação está no site saomarcos.rs.gov.br.

Leia também
Decoração natalina é alvo de depredação em Bento
Decisão do TJ provoca reviravolta para depoimentos dos freis capuchinhos na defesa do prefeito de Caxias
Vereador pede demissão de procuradora-geral do município de Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros