Estudantes caxienses representarão o Brasil em evento científico - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Educação científica06/11/2019 | 14h28Atualizada em 06/11/2019 | 14h28

Estudantes caxienses representarão o Brasil em evento científico

As alunas Bruna Luiza Confortin e Giovana Colognese são as únicas do país a participarem do evento

Estudantes caxienses representarão o Brasil em evento científico Claudia Velho/Divulgação
Foto: Claudia Velho / Divulgação

 O evento científico IX Encuentro Nacional Ondas Yo amo la ciencia, que acontece nos dias 6 a 9 de novembro em Bogotá, na Colômbia, contará com a participação de duas alunas do Centro Tecnológico (CETEC) da UCS, as únicas brasileiras participantes do evento.

O trabalho, nomeado de Efeito dos óleos essenciais de Cymbopogon citratus (Capim-Limão) e Foeniculum vulgare (Funcho) no controle pós-colheita de Colletotrichum horii em frutos de caquizeiro, das alunas Bruna Luiza Confortin e Giovana Colognese, foi credenciado a participar do evento colombiano durante a 33ª edição da Mostratec, maior feira de Ciência e Tecnologia jovem da América Latina, realizada em Novo Hamburgo em outubro de 2018. Neste evento, as estudantes ganharam o 3º lugar na área de Ciências Animais e de Plantas, além do prêmio Sintec Incubadora Liberato de Inovação Tecnológica para Proteção do Meio Ambiente.

De acordo com Bruna, o intuito da pesquisa desenvolvida pela dupla foi de descobrir uma forma natural de combater fungos em caquis, sem o uso de agrotóxicos.

A pesquisa científica foi orientada pelos professores Gustavo Rubbo Siqueira e Murilo Cesar dos Santos, e foi desenvolvida para apresentação na VII Mostra Científica e Tecnológica da escola, realizada em agosto de 2018.

Segundo Andreia Gobbi, coordenadorada CETEC Ciência, esta é a primeira vez que a escola participa do evento. Na Colômbia, as estudantes se juntarão a delegações de outros países, que também apresentarão seus trabalhos. O evento faz parte de um programa do governo colombiano denominado Ondas de Colciências, que tem como objetivo a alfabetização científica por meio da pesquisa desde a educação básica.

Leia também
Governo libera R$ 1 milhão para obra no trecho onde houve deslizamento na ERS-122 
Inscrições para concurso público da Codeca com salários de até R$ 8 mil se encerram nesta quinta-feira

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros