Espera para consultar com proctologista passa de um ano em Caxias - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Saúde pública12/11/2019 | 08h45Atualizada em 12/11/2019 | 08h45

Espera para consultar com proctologista passa de um ano em Caxias

Mais de 2 mil esperam na fila por especialista na cidade

Espera para consultar com proctologista passa de um ano em Caxias Reprodução/RBS TV
O aposentado Joel da Silva Esteves integra a lista de espera de mais de 2 mil pacientes que aguardam para consultar com um proctologista Foto: Reprodução / RBS TV

Em 2008, o aposentado Joel da Silva Esteves, 80 anos, foi diagnosticado com câncer no intestino. Atento à própria saúde, ele procurou atendimento médico e foi encaminhado para cirurgia. Esteves conta que a retirada do tumor foi um sucesso e os médicos pediram para que ele fizesse revisões regularmente. Ele garante que sempre seguiu a recomendação à risca.

— Sempre vou ao médico, para prevenir.

Mas a força de vontade não tem sido suficiente para garantir a saúde de Esteves. Ele integra a lista de espera de mais de 2 mil pacientes que aguardam para consultar com um proctologista (médico responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças do intestino delgado, do intestino grosso, do reto e do ânus).

O aposentado está há mais de um ano na fila. Ele guarda com cuidado todos os papéis que recebe nos postos de saúde por onde anda.

— Sinceramente, eu não sei o que dizer porque eu vou lá na UBS e eles mandam pro Dacra (departamento que organiza e distribui as consultas da rede pública de saúde de Caxias). No Dacra, mandam voltar pra UBS, a UBS manda ir lá de novo. Aí recomendaram ir pra Ouvidoria, lá me mandam voltar para UBS.  Só fica no jogo de empurra e ninguém resolve.

O problema não é exclusivo de Esteves. O autônomo Marcelo Longhi, 45, também já andou muito à procura de consulta com proctologista. Primeiro, foi aos hospitais Pompéia e Geral.

— Disseram que só atendiam casos de urgência e emergência. Já estava com dor há 20 dias.

autônomo aguarda há meses na fila para consultar com urologista
Até hoje, Marcelo Longhi não consultou com o especialista que tanto procuraFoto: Reprodução / RBS TV

Ele procurou, então, apoio na UPA Zona Norte. Depois de sete horas de espera, conseguiu consultar com um clínico-geral.

Leia mais
Relatório aponta que situação da UPA de Caxias piorou em quatro meses

— É um descaso. Não tinha especialista. Tratam mal não só eu, mas outras pessoas que precisam de médicos para fazer exames e consultas. Nosso sistema de saúde não tem o que precisamos.

Leia mais
Faltam médicos em quase metade dos postos de saúde de Caxias do Sul

Até hoje, Marcelo não consultou com o especialista que tanto procura.

O QUE DIZ A SECRETARIA DE SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caxias do Sul indica que há mais de 2 mil pacientes esperando por atendimento com proctologista. Em nota, afirma que "a espera é superior a um ano".

O órgão oferece cerca de 120 consultas por mês, e "embora tenha aumentado a oferta de diversos procedimentos, a demanda de usuários é crescente". Ainda, segundo a secretaria, "a oferta respeita o limite financeiro dos contratos e a capacidade instalada dos prestadores de serviço".

O Município explica que os agendamentos não seguem necessariamente ordem cronológica: casos considerados mais graves são atendidos antes.

Sobre o tempo de espera por urologista clínico, a secretaria informa que há uma demanda reprimida de cerca 65 pacientes. O tempo médio de espera é de cerca de quatro meses. Mensalmente, são ofertadas cerca de 500 consultas. Para avaliação cirúrgica em urologia, a demanda é de cerca de 265 pacientes. O tempo médio de espera é de 12 meses e são ofertadas 90 consultas/mês.

 A SMS informa que para aumentar a oferta de consultas seria necessário suplementação no valor dos contratos com os serviços conveniados. Além disso, nesse caso, é preciso respeitar a capacidade instalada dos hospitais, em absorver essa demanda maior. No momento, não é possível aumentar a oferta.

Em Caxias, há espera também por urologistas

A lista de espera também é longa para que precisa de urologista. No Novembro Azul, mês dedicado à saúde dos homens, é preciso paciência para conseguir  um  médico especializado em Caxias. Em abril, com dores, o aposentado Joel da Silva Esteves consultou um urologista clínico.

— Ele falou que a minha próstata estava muito grande e que eu precisava de cirurgia. Ele me deu o encaminhamento e, até agora, nada.

No dia 4 de novembro, depois de sete meses de espera, o aposentado conseguiu consultar um urologista cirurgião, que confirmou a necessidade de cirurgia. O procedimento, no entanto, ainda não tem data marcada. Além disso, há um ano Esteves aguarda uma autorização para fazer o exame de colonoscopia.

Leia também
Vacina é a melhor maneira de prevenir meningite
Depois de denúncia, polícia apreende arma usada por suspeito de feminicídio em Caxias
Prefeito de Caxias do Sul entrega defesa prévia de impeachment

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros