Após novo furto de cabos no Parque dos Macaquinhos, prefeitura de Caxias prevê conserto para esta semana  - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Às escuras04/11/2019 | 13h56Atualizada em 04/11/2019 | 13h56

Após novo furto de cabos no Parque dos Macaquinhos, prefeitura de Caxias prevê conserto para esta semana 

Quatro torres de energia estão sem luz desde a noite da última quarta-feira (30)   

Após novo furto de cabos no Parque dos Macaquinhos, prefeitura de Caxias prevê conserto para esta semana  André Fiedler/Agência RBS
Furto mais recente ocorreu na noite da última quarta-feira Foto: André Fiedler / Agência RBS

A prefeitura de Caxias do Sul deve realizar nos próximos dias o conserto de parte da rede de iluminação que foi atingida com o furto de cabos de energia elétrica na noite da última quarta-feira (30) no Parque dos Macaquinhos. Foram retirados, próximo ao antigo posto da Guarda Municipal, aproximadamente 40 metros de cabos aéreos, de acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), responsável pela manutenção do local. 25228977

Leia mais
Iluminação do Parque dos Macaquinhos, em Caxias, é reativada de forma provisória
Moradores reclamam de falta de iluminação no Parque dos Macaquinhos em Caxias 

Após denúncia à Guarda pelo telefone de plantão, 153, o autor do furto, um jovem de 20 anos, foi visto por agentes da corporação em uma escadaria que dá acesso à Rua Alfredo Chaves com os cabos na mão.  O material foi recuperado e o jovem foi preso.  

Desde o registro da ocorrência, quatro torres de energia elétrica situadas nos arredores da cancha de esportes permanecem desligadas. Segundo o diretor da Secretaria do Meio Ambiente, Luiz Vacchi, os reparos serão efetuados até o final de semana, conforme a disponibilidade das equipes e das condições do tempo. 

— Anteriormente, aconteceram furtos de cabos subterrâneos, o que não foi registrado nesta vez. Então, fizemos um novo trabalho e, naquele local, não houve mais furtos. Desta vez, a iluminação do parque não ficou totalmente comprometida — ressalta Vacchi.  

Vacchi não descarta que o mesmo material recuperado durante a ocorrência seja reinstalado. Ele avalia que a viabilização de canais subterrâneos - a exemplo de outros pontos do parque — não está nos planos da prefeitura porque teria um custo muito elevado, uma vez que parte da pista da caminhada do local teria que ser escavada para a implementação da rede.  

Outros furtos  

Em pelo menos três vezes no ano, entre os meses de abril e junho, o Parque dos Macaquinhos esteve às escuras por conta do furto de cabos de energia.  

Na madrugada de domingo de Páscoa, em 22 de abril, ladrões levaram quase um quilômetro de cabos trifásicos, avaliados em cerca de R$ 15 mil. Na terça-feira seguinte (23), um dia depois de a prefeitura restaurar a iluminação, cabos também foram levados. O furto se repetiu na madrugada de quinta-feira (25) para sexta-feira (26). Em junho, após a instalação de uma iluminação provisória, o parque voltou a ficar às escuras. O conserto foi efetuado quase dois meses depois, em agosto.  

Ainda no primeiro semestre deste ano, a prefeitura informou que a vigilância no entorno do parque havia sido reforçada pela Guarda Municipal (GM), além de anunciar ações especiais para a restrição a esse tipo de crime - entre elas, a instalação de câmeras. A medida seria implementada até o final do ano.  

Leia também
Homem procurado pela justiça é preso pela PRF em Caxias
Polícia prende sete e buscas seguem a oitavo integrante de quadrilha que assaltou empresário em Gramado
Depois de praticar ato obsceno e se esconder em matagal, homem é preso em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros