São Pelegrino terá programação para envolver a cidade - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Comunidade05/10/2019 | 01h51Atualizada em 05/10/2019 | 01h51

São Pelegrino terá programação para envolver a cidade

Atividade será no dia 13 de outubro

São Pelegrino terá programação para envolver a cidade Paulo Pasa/Divulgação
Foto: Paulo Pasa / Divulgação

No domingo, 13 de outubro, o bairro São Pelegrino receberá uma programação para envolver os moradores e sinalizar a vitalidade e a potencialidade da região para oferecer aos caxienses e visitantes uma cidade pulsante, com atrativos capazes de estimular as pessoas às ruas e aos espaços públicos. Será o Circuito VivaSãoPelegrino, dentro do projeto VivaSãoPelegrino. O circuito, com saída às 9h do Teatro Moinho da Estação, inclui um passeio guiado pela região com historiadores e arquitetos.

Leia as colunas de Ciro Fabres

A iniciativa é do Vivacidade Lab de Ativações Urbanas, um coletivo preocupado em tornar a cidade um lugar melhor para se viver. Lab significa laboratório. São Pelegrino foi escolhido porque seu território possui características que oferecem oportunidades e potencial de transformação do lugar para melhor para as pessoas e os negócios, já havendo diversidade e equilíbrio de usos e atividades. É área residencial, com a presença de comércio, educação, serviços e áreas de lazer e uma característica urbana favorável, que convida à ocupação de espaços públicos.

Momento de chamar a comunidade

A etapa inicial do VivaSãoPelegrino foi a idealização do projeto que é multidisciplinar, ou a "ideação", como dizem os organizadores. Está em curso agora a segunda fase, de apresentação para a comunidade e investidores, além de realização de pesquisas.

O projeto foi pensado dentro do movimento MobiCaxias, e agora tem vida própria dentro do Vivacidade, responsável por aplicar a ideia.

As próximas etapas do VivaSãoPelegrino compreendem detalhamento do projeto, parcerias e implantação.

ONU seleciona circuito urbano

O Circuito VivaSãoPelegrino foi selecionado entre os inscritos em um edital de Circuitos Urbanos da ONU-HABITAT, o programa das Nações Unidas para os Assentamentos Urbanos. O tema deste ano do edital é "Cidades Inovadoras e Inclusivas" e conta também com a seguinte pergunta inspiradora: "Como a inovação pode aprimorar serviços e políticas urbanas de maneira inclusiva e sustentável?". 

Foram selecionados 162 projetos em 64 cidades.

Leia também
"Os animais são nossos irmãos e não devem ser explorados" diz frei durante bênção em Caxias do Sul
"Estou tentando fazer desse limão uma limonada", diz Laís Souza, em Caxias do Sul, sobre acidente que a deixou tetraplégica
MPs entram com ação civil pública para garantir a realização da Parada Livre no centro de Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros