Rematrículas para escolas estaduais da Serra começam nesta segunda-feira - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Educação28/10/2019 | 11h03Atualizada em 28/10/2019 | 11h03

Rematrículas para escolas estaduais da Serra começam nesta segunda-feira

Prazo segue até o dia 27 de novembro

Rematrículas para escolas estaduais da Serra começam nesta segunda-feira Lucas Amorelli/Agencia RBS
Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

A partir desta segunda-feira (28) está aberto o período de rematrículas de alunos para as escolas estaduais da Serra para o ano letivo de 2020. Como acontece anualmente, a rematrícula é automática para estudantes com frequência igual ou superior a 75%. Para alunos menores de idade com frequência inferior a este percentual, entretanto, é necessária a presença de pais ou responsáveis na escola para realizar a rematrícula. A novidade neste ano é que estudantes maiores de 18 anos, que tiveram suas matrículas canceladas por infrequência em 2019, serão considerados alunos novos no ano que vem.  

De acordo com a Assessora da Central de Matrículas da 4ª Coordenadoria Regional da Educação (4ª CRE), professora Thaís Pretto Boss, pela primeira vez, esses alunos terão de realizar os procedimentos conforme datas propostas na Portaria de Matrículas.

— Estudantes que tiveram sua matrícula cancelada são aqueles maiores de 18 anos. Esses alunos, agora, entram em um processo de seleção para o próximo ano. Então, o que esses estudantes devem fazer: do dia 1º ao dia 24 de novembro eles devem realizar novamente uma inscrição, solicitando a sua vaga na rede estadual. Saliento que a matrícula de estudantes menores de 18 anos não foi cancelada. Ela será cancelada somente se os pais não comparecerem na escola para fazer a rematrícula. Esses alunos continuam com a vaga para o próximo ano. Caso contrário terão de passar pelas transferências que vão do dia 6 ao dia 17 de janeiro— explica Thaís.

De acordo com a professora, para alunos maiores de idade, o processo de matrícula acontecerá via online:

— Esses alunos podem acessar o site www.educacao.rs.gov.br. Além disso, podem ir na central de matrículas ou em qualquer escola da pública. Todas tem acesso a ficha de inscrição. A inscrição é como no ano passado: o aluno apresenta quatro opções de escolas e no dia 30/12 recebe o resultado de qual escola foi designado.

Conforme Thaís, o processo de matrículas e rematrículas que inicia hoje apresenta duas novidades:

—A partir de 2020, o estudante que optar por fazer transferência de 2º e 3º anos do ensino médio também terá que realizar a inscrição pelo site. Também a partir do ano que vem as vagas dos alunos do 2º e 3º do ensino médio estarão com a central de matrículas. O mesmo vale para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Reforço que as inscrições da EJA, que ocorrem de 6 a 22 de janeiro, também serão online. 

As inscrições e transferências online somente serão efetivadas com a matrícula presencial nas escolas, e mediante a entrega da certidão de nascimento do aluno e comprovante de escolaridade; ainda do comprovante de residência do responsável. Para alunos do 1° Ano do Ensino Fundamental deverá ser entregue o Cartão Nacional de Saúde (CNS), o Número de Identificação Social (NIS) e o atestado de vacinação. 

Mais informações sobre as matrículas e rematrículas podem ser obtidas através da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4 CRE), pelo telefone: (54) 3220-6700. O período de rematrículas segue até o dia 27/11. 

Leia também  
Desmoronamento prejudica trânsito na ERS-431, em Bento Gonçalves
"Acredito que ele tenha caído e batido a cabeça", diz delegado sobre morte de idoso em Serafina Corrêa

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros