Reformas em jazigos dos cemitérios municipais podem ser feitas até domingo em Caxias - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Preparação de Finados16/10/2019 | 16h40Atualizada em 16/10/2019 | 16h40

Reformas em jazigos dos cemitérios municipais podem ser feitas até domingo em Caxias

De 20 de outubro a 10 de novembro, somente organização e limpezas leves poderão ser realizadas

Reformas em jazigos dos cemitérios municipais podem ser feitas até domingo em Caxias Antonio Valiente/Agencia RBS
Determinação visa antecipar reparos normalmente realizados às vésperas das celebrações religiosas alusivas ao Dia de Finados Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

Em cumprimento à determinação da Lei Municipal 338/2009, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que administra os cemitérios municipais de Caxias do Sul, as unidades Central I e Rosário II autoriza reformas somente até este domingo (20).

A medida tem o objetivo de antecipar os reparos em jazigos normalmente realizados por familiares às vésperas das celebrações alusivas ao Dia de Finados, 2 de novembro, que reúnem milhares de fiéis nos cemitérios da cidade. Entre 20 de outubro e 10 de novembro, somente limpezas leves e organização de objetos, como flores e fotografias, poderão ser feitas no local.

De acordo com o diretor de Serviços da Semma, Luiz Cezar Vacchi, equipes da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), já atuam na limpeza geral do local antes do feriado. O prazo estende-se após a data para limpeza e reorganização.

— O pessoal tem que fazer retirada de vasos com água que são deixados, flores que murcham, cera de velas que foram queimadas. Muitas pessoas só arrumam antes e não se preocupam com o depois — avalia.

As reformas, que podem ser feitas o ano inteiro, exceto no período de Finados, englobam interferências maiores, como a troca ou colocação de azulejos e reboco. Para estas ações, é preciso solicitar uma autorização junto à administração do cemitério, apresentando o título de propriedade da área e efetuando o pagamento de uma taxa no valor de R$ 100,92. Pinturas e limpezas pesadas não exigem pagamento de taxa, porém também ficam suspensas após o dia 20.

Os cemitérios municipais ficam abertos todos os dias, das 8h às 18h. O setor administrativo atende das 8h às 11h30min e das 13h às 18h, todos os dias do ano.

Leia também
Pelo menos 50 propriedades rurais registram danos com granizo em Caxias
Muro do estádio Dr. Mário Cini cai em Nova Prata

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros