Protestos marcam um ano do fechamento do antigo Postão em Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Manifestação17/10/2019 | 18h22Atualizada em 17/10/2019 | 18h42

Protestos marcam um ano do fechamento do antigo Postão em Caxias do Sul

Manifestantes organizaram atos na Praça Dante Alighieri e na frente da unidade que está em obras

Protestos marcam um ano do fechamento do antigo Postão em Caxias do Sul Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

O primeiro ano de fechamento do antigo Postão mobilizou atos do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv) de Caxias do Sul, da União de Associações de Bairro (UAB) e de entidades da saúde, nesta quinta-feira (17). As manifestações começaram pela manhã durante o espaço na Tribuna Livre na Câmara de Vereadores. Houve distribuição de materiais explicativos na frente das unidades básicas de saúde (UBSs). 

Leia mais:  
"Quando a UPA ficou fechada, fizeram bolo?", questiona secretário da saúde de Caxias  sobre críticas envolvendo o Postão 24h
Prefeitura de Caxias do Sul firma compromisso com o MP de abrir UPA Central até o dia 31 de dezembro  

O ponto alto foi um protesto na Praça Dante Alighieri, seguido de caminhada até o antigo Postão. Cerca de 20 pessoas saíra da praça e se encontraram com outro grupo de manifestantes. Os participantes portavam um bolo, panfletos e distribuíram flores. Também fizeram discursos contra o que caracterizam como o caos na saúde pública. Servidores da Guarda Municipal e da Fiscalização estavam posicionados em frente ao prédio.

Segundo estimativa do Sindiserv, o fechamento do Postão para reformas em 17 de outubro de 2018 prejudicou a população, pois 150 mil atendimentos deixaram de ser prestados no período. O sindicato também reforçou que a UPA Zona Norte, as UBSs e os hospitais que atendem pelo SUS sofreram forte impacto na demanda. Outro apontamento envolve a decisão da prefeitura de promover o fechamento e as reformas sem o aval do Conselho Municipal da Saúde.

A prefeitura firmou um compromisso com o Ministério Público (MP) para reabrir o Postão como Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central 24 horas até o dia 31 de dezembro. 

Leia também
Vereadores de Caxias do Sul declaram apoio à greve de servidores do Judiciário
Caixa terá atendimento estendido nesta sexta-feira e sábado para saque do FGTS
Corsan não responde notificação da prefeitura de Farroupilha sobre descumprimento de contrato




 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros