Municípios da Serra abrem programações do Outubro Rosa - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Saúde01/10/2019 | 13h54Atualizada em 01/10/2019 | 13h54

Municípios da Serra abrem programações do Outubro Rosa

Atividades servem para conscientização sobre o câncer de mama

Municípios da Serra abrem programações do Outubro Rosa Felipe Carneiro/Agencia RBS
Foto: Felipe Carneiro / Agencia RBS

O tradicional Outubro Rosa, movimento internacional para conscientização sobre o câncer de mama, tem ampla programação em municípios da Serra a partir desta terça-feira (1º). Ao longo do próximo mês, prefeituras e entidades realizam atividades para alertar sobre o tipo da doença que mais mata mulheres no país, conforme o Instituto Nacional do Câncer. A estimativa é de quase 60 mil novos casos de câncer de mama neste ano no Brasil.


Caxias do Sul

Em Caxias do Sul, onde 52 mulheres morreram em decorrência da doença no ano passado, a programação abre às 16h desta terça-feira no 2º andar da prefeitura. Haverá palestras sobre o câncer de mama em Caxias, os direitos da pessoa com câncer, serviços e rede de apoio às mulheres. 

No próximo sábado (5), os postos de saúde estarão abertos entre as 9h30min e as 16h. Mulheres a partir de 20 anos poderão fazer o exame citopatológico para rastreio do câncer de colo de útero, e aquelas com mais de 40 terão a possibilidade de agendar mamografia - na cidade, o exame é oferecido mais cedo que a recomendação do Ministério da Saúde, que é iniciar a mamografia aos 50 anos. 

As atividades do Outubro Rosa no maior município da Serra seguem até o dia 26. Serão realizados bate-papos, ações de distribuição de material informativo e aferição de pressão arterial, atividades beneficentes, formações voltadas a profissionais da área da saúde, entre outras ações.

Farroupilha

Outra cidade da região que tem ações é Farroupilha, onde a campanha é chamada Outubro Rosazul, uma alusão também ao Novembro Azul, quando o enfoque é na saúde dos homens. Nesta terça-feira, ocorre a Caminhada Luminosa em prol da Luta de Prevenção do Câncer. A saída será às 18h30min, em frente ao Hospital São Carlos. Para participar, a orientação é vestir uma camiseta rosa ou azul. Outra caminhada irá ocorrer no dia 20, no Parque dos Pinheiros.

O prefeito Claiton Gonçalves, que é ginecologista, vai ser o facilitador de uma discussão sobre "A saúde da mulher e a atenção ao Pré Natal" na próxima terça-feira (8) com médicos e enfermeiros das unidades básicas de saúde.


Os postos de saúde de Farroupilha vão abrir no dia 19 para a coleta do citopatológico e exame clínico das mamas, mas é preciso agendar antes com agentes comunitários de saúde ou pelo telefone (54) 3056-7950. 

No município, a última ação será em 30 de outubro. Ao longo do mês, equipes vão percorrer comunidades do interior e bairros, com atividades de beleza e na área da saúde. 

Flores da Cunha

Em Flores da Cunha, a programação começa no sábado (5), com distribuição de panfletos nas ruas da cidade pela Liga de Combate ao Câncer e encerra no dia 26, com a Caminhada pela Vida, que terá saída em frente ao posto do Galo e irá até o Eremitério Frei Salvador. Durante o mês de outubro, atividades ocorrem nas unidades básicas de saúde, com distribuição de material informativo, palestras e outras caminhadas.

Leia também
Negociação do valor da corrida e fim da exigência de jornada: vereadores aprovam nova lei para o serviço de táxi em Caxias
Caxias vai centralizar registro online para obtenção de alvará dos bombeiros na Serra
Câmara de Vereadores de Caxias adia votação de acolhimento de impeachment de Daniel Guerra


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros