Mais de 300 imóveis de Farroupilha estão em análise para obtenção de desconto do IPTU Sustentável - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Benefício fiscal11/10/2019 | 12h05Atualizada em 11/10/2019 | 12h05

Mais de 300 imóveis de Farroupilha estão em análise para obtenção de desconto do IPTU Sustentável

Iniciativa tem objetivo de reduzir o valor do imposto para quem toma atitudes que contribuem para o meio ambiente

Mais de 300 imóveis de Farroupilha estão em análise para obtenção de desconto do IPTU Sustentável Roni Rigon/Agencia RBS
Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

A prefeitura de Farroupilha recebeu 309 pedidos de desconto no IPTU 2020 devido à iniciativa que oferece o benefício fiscal para imóveis que receberam intervenções para se tornarem sustentáveis. Agora, a administração municipal analisa as solicitações para verificar se há comprovação das práticas que garantem a dedução. A resposta aos contribuintes deve ser dada até o final de novembro.

Com o IPTU Sustentável, pode chegar a 15% a redução sobre o valor total que seria cobrado do proprietário. Para cada prática comprovada, a dedução é de 2%.

Entre as iniciativas que geram o benefício, estão a captação e reutilização de águas pluviais, aquecimento solar, geração de energia a partir de fontes renováveis, calçadas com maior permeabilidade de água, arborização no calçamento, dentre outras.

Leia mais
Lei do IPTU sustentável começa a valer em Farroupilha

Além disso, os imóveis não podem ter dívidas com o município e precisam ter Habite-se. As inscrições para o IPTU Sustentável referente à cobrança do próximo ano se encerraram no fim de setembro. No entanto, os contribuintes podem se preparar para buscar o benefício no futuro.

— (O projeto) é permanente e esperamos que seja muito utilizado — comenta o secretário de Finanças, Benami Spilki.

De acordo com ele, o número de contribuintes que buscou o benefício ficou dentro do esperado. Conforme a prefeitura, o objetivo do projeto é estimular donos de empreendimentos imobiliários e de residências a preservarem o meio ambiente. O município tem cerca de 30 mil imóveis que pagam IPTU.

Leia também
Veja o que abre e fecha no feriado deste sábado em Caxias
Igreja vai apurar suposto milagre para a Canonização de Madre Bárbara Maix
Os seis pontos de discordância da prefeitura sobre o Plano Diretor

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros