Mais de 2,5 mil crianças já foram vacinadas contra o sarampo em Caxias  - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Saúde22/10/2019 | 10h39Atualizada em 22/10/2019 | 11h32

Mais de 2,5 mil crianças já foram vacinadas contra o sarampo em Caxias 

Em Farroupilha, cerca de mil integrantes do público-alvo foram imunizados; em Bento, 421 foram vacinados

Mais de 2,5 mil crianças já foram vacinadas contra o sarampo em Caxias  Tadeu Vilani/Agencia RBS
Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS

No último sábado (19), ocorreu o Dia D de vacinação contra o sarampo em diversos municípios brasileiros. Em Caxias do Sul, 566 crianças foram imunizadas na data. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul, até o momento, 2.636 pessoas foram vacinadas, o que representa 60% do público-alvo.

Em Farroupilha,  foram 1.039 crianças imunizadas. Conforme a Secretaria de Saúde, especificamente no Dia D, 46 crianças foram vacinadas. Em relação a crianças de um a cinco anos, a meta de vacinação, 95%, foi atingida. Entretanto, em relação a crianças menores de um ano, que não são contempladas no calendário regular de vacinação contra o sarampo, apenas 68% foram alcançados até o momento.

Em Bento Gonçalves, 82 crianças foram vacinadas no Dia D. De acordo com a assessoria de imprensa do município, 421 doses foram aplicadas desde o início da campanha. No município,  76% do público-alvo já foi imunizado. 

Leia mais:
Municípios da Serra realizam vacinação contra o sarampo neste sábado
Após surto no Brasil, crianças devem se imunizar contra o sarampo
Cobertura vacinal de crianças contra o sarampo está abaixo do ideal na Serra
Apenas 61% dos caxienses estão vacinados contra o sarampo

O público-alvo são as crianças a partir de seis meses e que ainda não completaram cinco anos, e adultos de 20 a 29 anos que nunca foram vacinados. Conforme a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS), a segunda fase da campanha, que tem como foco os adultos que nunca foram imunizados, inicia em 18 de novembro e segue até o dia 30.

— Na verdade, a partir do dia 18 de novembro, a campanha será aberta a todos que têm idade entre seis e 29 anos. As pessoas que têm de seis a 20 anos já devem estar vacinadas, então queremos imunizar poucas exceções que ainda não se vacinaram. O público-alvo foi escolhido porque, de seis meses a cinco anos, a gravidade dos casos é maior. E, de 20 a 29 anos, temos o maior número de casos. Então, são nossos transmissores — explica a enfermeira Patrícia Machado, da Vigilância Epidemiológica da  5ª CRS.

Em Caxias, as doses seguem disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A maioria dos postos de saúde atende das 7h30min às 16h30min. Entretanto, a UBSs do Desvio Rizzo, Diamantino, Esplanada, Reolon e Vila Ipê funcionam das 7h30min às 21h, conforme o site da prefeitura. 

No município de Farroupilha,  os responsáveis que ainda não levaram as crianças para fazerem a vacina devem providenciar as doses nas UBSs do município. Os postos de saúde funcionam das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.

Em Bento, as UBS' funcionam das 7h30min às 11h e das 13h30min às 17h. As UBS's Maria Goretti e Cohab não estão realizando a vacinação, pois a sala própria ainda não foi ativada.

A campanha de vacinação se iniciou no último dia 7 e segue até o dia 30 de novembro, em todo o país.  A meta é vacinar 95% do público-alvo. É necessário portar carteira de vacinação na hora de fazer a vacina. 

Leia também:
Confira oito motivos para visitar Vacaria 
Encontro desta terça-feira à noite, em Caxias, trata da perpetuação de línguas como talian, indígena e afro
Prefeitura de Caxias do Sul publica julgamento financeiro de licitação para UPA Central

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros