Mais de 100 toneladas de entulhos são retirados do bairro Cânyon, em Caxias, após temporal - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Estragos 19/10/2019 | 14h59Atualizada em 19/10/2019 | 15h07

Mais de 100 toneladas de entulhos são retirados do bairro Cânyon, em Caxias, após temporal

Funcionários carregaram 13 caçambas de caminhão cheias de lixo

Mais de 100 toneladas de entulhos são retirados do bairro Cânyon, em Caxias, após temporal Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação
Mais de 100 toneladas de entulhos são retirados do bairro Cânyon, em Caxias, após temporal Foto: Prefeitura de Caxias do Sul / Divulgação

O temporal que atingiu Caxias do Sul na noite de quinta-feira (17) deixou um cenário de destruição no bairro Cânyon.  A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Smosp) atua desde a manhã da sexta-feira (18) para limpar a cidade. 

Os funcionários trabalham em diferentes regiões, especialmente no Bairro Cânyon e nos bairros Reolon, São José, Pio X, Fátima, São Leopoldo, Cruzeiro, Planalto, Floresta, Eldorado e Sagrada Família.  Somente no Cânyon, um dos mais afetados pela chuva forte, principalmente na Rua da Felicidade, mais de 100 toneladas de entulhos foram recolhidos. Os funcionários carregaram 13 caçambas de caminhão cheias de lixo, entre a sexta (18) e o sábado (19). 

Leia mais
Chuva e lama invadem casas e derrubam muro em bairros de Caxias
VÍDEO: Temporal causa alagamentos em Caxias do Sul
VÍDEO: Chuva de pedra danifica cerca de 500 casas em Lagoa Vermelha
Sobe para 4 mil número de casas danificadas em Lagoa Vermelha após chuva de granizo
Além de danos em casas, pelo menos duas escolas de Lagoa Vermelha são atingidas por temporal e suspendem aulas 

Pelo menos duas famílias que moram nesta rua perderam móveis, eletrodomésticos, roupas e alimentos com a lama que invadiu as casas. O cheiro de esgoto também era forte na manhã da sexta, já que os bueiros entupiram, subiram e invadiram as casas. A drenagem pluvial e o sistema viário também foram restabelecidos com a limpeza do lixo espalhado.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL (18/10/2019)Lama invade casas no Cânyon em Caxias do Sul. (Antonio Valiente/Agência RBS)
Pelo menos duas famílias perderam móveis, eletrodomésticos, roupas e alimentos com a lama que invadiu as casasFoto: Antonio Valiente / Agencia RBS

De acordo com o município, o trecho demanda constantes obras de limpeza da tubulação, uma vez que a comunidade continua a descartar todo tipo de resíduo orgânico e seletivo junto ao sistema de drenagem, ocasionando entupimentos. Somente em setembro, foram retirados mais de 15 metros cúbicos de lixo no local, com necessidade de troca de 10 canos. A orientação é para que a comunidade preserve o sistema de drenagem, sem descartar resíduos na tubulação. 

O presidente do Cânyon, Marciano Corrêa da Silva, acompanhou a limpeza ao lado dos moradores. Ele desabafou:

— Todo o lixo dos bairros lá de cima desce e vem parar aqui no Cânyon. Sabemos que os moradores dos outros bairros se desfazem do lixo no córrego e essa sujeira desce pelos morros, os bueiros ficam entupidos e quando chove a água e a lama invadem as casas.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL (18/10/2019)Lama invade casas no Cânyon em Caxias do Sul. (Antonio Valiente/Agência RBS)
Pelo menos duas famílias perderam móveis, eletrodomésticos, roupas e alimentos com a lama que invadiu as casasFoto: Antonio Valiente / Agencia RBS

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Leandro Pavan, pede a comunidade que não descarte lixo nas ruas.

—  As bocas de lobo, tubulações e galerias estão limpas, conferidas e funcionando perfeitamente, o que minimiza extremamente as consequências dessas ocorrências pontuais. Reforçamos que a comunidade não deve descartar lixo nas ruas, pois isso pode interferir no sistema de drenagem e comprometer o esforço que temos em manter tudo funcionando—  ressalta, Pavan. 

Um córrego no final da Rua da Felicidade também subiu, o que ajudou a invadir as casas. Lixo, pneus, sacolas e restos de móveis que são jogados na água pelos moradores dos bairros próximos invadiram as ruas do Cânyon. Em uma das moradias do Cânyon, a água entrou com tanta força que quase derrubou a porta. Pelas marcas nas paredes e pelos relatos dos moradores a água chegou a 1m40cm.  O vaso do banheiro foi arrancado e a residência pela lama. Há alguns metros dali, o barro era tanto que os moradores usavam uma pá para colocar o barro em um carrinho de mão e tirar a lama de dentro da casa.

Mais de 100 toneladas de entulhos são retirados do bairro Cânyon, em Caxias, após temporal
Mais de 100 toneladas de entulhos são retirados do bairro Cânyon, em Caxias, após temporalFoto: Prefeitura de Caxias do Sul / Divulgação

Choveu 23 milímetros em apenas 10 minutos

A forte chuva durou aproximadamente 10 minutos e deixou diversos pontos da cidade alagados. A chuva, que já era registrada ao longo do dia de forma isolada, intensificou-se por volta das 19h de quinta. De acordo com monitoramento do Samae, choveram 23 milímetros em apenas 10 minutos na última quinta. O volume de chuva ultrapassa os parâmetros considerados pelo município. A Secretaria de Obras atuou principalmente na limpeza da sujeira retida no sistema de drenagem, removendo o lixo acumulado nas caixas coletoras e em consertos de redes e vias.  

CHAMADOS

O Corpo de Bombeiros de Caxias recebeu mais de cem chamados referentes a alagamentos em residências, deslizamento de terra, além de quedas de postes e de árvores.

Leia também
Casal que morreu em acidente na BR-470, em Carlos Barbosa, era casado há 52 anos
Polícia aguarda laudo da necropsia para definir o que causou morte de jovem assassinada nesta sexta em Caxias
Levantamento mostra que últimos 10 anos foram os mais violentos em Caxias do Sul


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros