Locais de votação para conselheiros tutelares de Caxias registram movimentação moderada - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Eleição06/10/2019 | 14h19Atualizada em 06/10/2019 | 14h28

Locais de votação para conselheiros tutelares de Caxias registram movimentação moderada

Vinte e sete pessoas concorrem a 10 vagas para o órgão

Locais de votação para conselheiros tutelares de Caxias registram movimentação moderada Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Os três locais de votação para eleição de 10 novos conselheiros tutelares para Caxias do Sul registraram movimentação tranquila na manhã deste domingo (6). As urnas eletrônicas estão disponíveis até as 17h nos colégios La Salle Carmo, São José e Murialdo. Vinte e sete candidatos disputam a vaga para o órgão. O resultado deve ser divulgado por volta de 19h. 

Leia mais
Conheça os candidatos que disputam 10 vagas no Conselho Tutelar de Caxias

Apesar de a votação não ser obrigatória, participantes ressaltaram ao Pioneiro a importância de contribuir para a nomeação dos novos conselheiros. 

— Primeiro ano que participo. Uma amiga está concorrendo, vim apoiar ela. É um momento importante (a eleição), são pessoas que vão dar apoio necessário à criança num momento de risco — avalia a analista de atendimento Marilía Pereira Rodrigues.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 06/10/2019 - Votação para eleger conselheiros tutelares ocorre neste domingo, em Caxias. NA FOTO: Letícia Amaral. (Marcelo Casagrande/Agência RBS)
Na foto, Letícia Amaral exibe seu título de eleitor, um dos documentos necessários para votaçãoFoto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

— Primeira vez que votei. Tenho interesse no assunto porque tenho uma filha pequena que vai estudar eventualmente e o Conselho Tutelar faz atendimento importante na proteção às crianças. Infelizmente, a eleição não é uma coisa que as pessoas se preocupam — comentou a eleitora Letícia Amaral.

O presidente da associação de moradores do bairro (Amob) Santa Fé, Joevil da Silva, destaca também a importância da atuação de representantes de comunidades dentro do Conselho Tutelar:

— A gente se motiva a votar por se tratar de um impacto direto nas crianças. Esse ano temos uma representação do bairro e tendo alguém da comunidade pode tornar até mais fácil a comunicação caso seja necessário acionarmos o Conselho.

Para incentivar a votação, o  transporte coletivo é gratuito neste domingo.

Confira os concorrentes:

Foto: Arte / Agência RBS

O que faz um conselheiro? 

O profissional é responsável por aplicar medidas de proteção às crianças ou aos adolescentes. As ações podem ser de orientação, advertência, aconselhamento nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança. A partir disso, ele encaminha ao Ministério Público ou autoridade judiciária os casos de que precisam ter alguma solução.

:: Salário base: R$ 4.332, 30
::Auxílio alimentação: R$ 583,22
:: Carga horária: 40 horas semanais

Quem pode votar? 

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 06/10/2019 - Votação para eleger conselheiros tutelares ocorre neste domingo, em Caxias. (Marcelo Casagrande/Agência RBS)
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Podem votar todos os eleitores de Caxias do Sul que participaram das eleições municipais e federais e estão com o seu título regularizado. Apesar disso, o voto é facultativo e será registrado na urna eletrônica.  

No momento do voto, o eleitor deve apresentar, obrigatoriamente, um desses documentos: carteira de identidade (RG) ou carteira nacional de habilitação (CNH) física ou CNH digital, carteira de trabalho ou carteira de categoria profissional (com foto e fé pública), certificado de reservista, documento nacional de identidade (DNI), aplicativo "e-Título" ou passaporte. 

A apresentação do título de eleitor não é obrigatória, porém o documento indica a zona eleitoral em que a pessoa deve votar.

Locais de votação:
:: 16ª Zona Eleitoral: La Salle Carmo (Rua Os Dezoito do Forte, 1.754,  Centro)
:: 136ª Zona Eleitoral: Colégio Murialdo (Rua Marquês do Herval, 701, Centro - acesso ao local da votação pela Doutor Montaury)
:: 169ª Zona Eleitoral: Colégio São José (Rua Os Dezoito do Forte, 1.870,  Centro)

Leia também
Exposição de carros antigos em Caxias do Sul é cancelada
Ele ia visitar nossa mãe em Vacaria", conta irmão de homem morto em acidente em Veranópolis 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros