Instituto Luspe promove de terça a sexta-feira a Jornada Caxiense do Luto - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Encontro14/10/2019 | 18h22

Instituto Luspe promove de terça a sexta-feira a Jornada Caxiense do Luto

Palestras ocorrem no UCS Teatro e ainda há disponibilidade de ingressos

Instituto Luspe promove de terça a sexta-feira a Jornada Caxiense do Luto Antonio Valiente/Agencia RBS
Ana Reis é fundadora do Instituto Luspe, responsável pela organização da 4ª Jornada Caxiense do Luto Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

Não há como fugir da morte, então é preciso aprender a lidar com a finitude dos dias. Pensando nesse iminente processo, o Instituto Luspe promove a 4ª Jornada Caxiense do Luto, de terça-feira, dia 15, até sexta-feira, dia 18 de outubro, com palestras no UCS Teatro, em Caxias do Sul. Ainda há ingressos e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro.

Leia ainda:
Um olhar sobre a vida 

— A Jornada é um evento de intervenção comunitária, cujo objetivo é compartilhar conhecimento, instrumentalizando pessoas e profissionais para que  tenham enfrentamentos saudáveis em relação às perdas e ao lutos — explica a psicóloga Ana Reis, especialista em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto e doutora em Teologia.

Entre os temas abordados, Ana Reis destaca o suporte à juventude nas circunstâncias de automutilação e suicídio, a postura de profissionais de assistência dentro do contexto hospitalar, a relação entre luto e fé na formação de grupos de apoio e um olhar transformador sobre o luto na infância. O encontro já conta com cerca de 500 inscritos que serão instrumentalizados por profissionais de diferentes setores da saúde, segurança pública e atendimento psicológico.

Na noite desta terça-feira, na abertura, ocorre a palestra A relevância dos vínculos na atualidade, com Maria Helena Pereira Franco, pós-doutora pela University College London e fundadora do Laboratório de Estudos e Intervenção sobre o Luto (LELU), da PUC-SP. Outro destaque da programação, salienta Ana Reis, é a presença do capitão Marcos Eduardo Teixeira, que vai falar da Abordagem técnica de resgate na tentativa de suicídio. Teixeira é especialista em Educação em Direitos Humanos e Negociação de Crises da Polícia Militar do Espírito Santo, em ocorrências com reféns e tentativas de suicídio.

No encerramento, além de ensino e troca de experiências, Ana Reis revela que haverá a participação especial do grupo Cenáculo de Maria.

— Na sexta-feira, conversaremos sobre o resgate da empatia, que alcança os lutos não-reconhecidos pela sociedade por conta de algum tabu, como perda de animais de estimação ou perda de relacionamentos não reconhecidos, como diferenças na identidade sexual. E como teremos a presença do frei Jaime Bettega, haverá a participação do grupo Cenáculo de Maria, com integrantes de Caxias e região.

AGENDE-SE
O quê:
4ª Jornada Caxiense do Luto
Quando: de 15 a 18 de outubro
Onde: UCS Teatro
Quanto: Ingressos a R$400, com 30% de desconto para estudantes matriculados em quaisquer instituições, ex-alunos da Luspe e colaboradores do Instituto. Grupos de 20 ou mais integrantes têm direito a 50% de desconto em cada inscrição, desde que o valor total do grupo seja acertado em uma única transação. Empresas podem comprar Cotas de R$500,00 que darão direito a 4 ingressos para serem distribuídos no nome da Instituição, sem necessidade de inscrição individual.
Informações: luspe@luspe.com.br e 3028.0015

PROGRAMAÇÃO
15 de outubro
18h30min -
A Relevância dos vínculos na atualidade, com Maria Helena Pereira Franco, pós doutora pela University College London. Fundadora do Laboratório de Estudos e Intervenção sobre o Luto - LELU, PUCSP.
21h - Cuidados no luto na infância, com Luciana Mazorra, membro daInternational Work Group on Death, Dying and Bereavement (IWG).

16 de outubro
18h30min
- Automutilação sem intenção suicida: ruptura e reconstrução do adolescer, com Pâmela Monteiro, psicóloga especializada em Teoria dos Vínculos, e Fabiana Valença, psicóloga especializada em Prevenção e Posvenção em Suicídio.
20h15min - Abordagem técnica de resgate na tentativa de suicídio, com o Cap. Marcos Eduardo Teixeira (ES), especialista em Educação em Direitos Humanos e Negociação de Crises da PMES, em ocorrências com reféns e tentativas de suicídio. Mestrando em Psicologia pela UFES.

17 de outubro
18h30min
- Cuidado em meio a dor psíquica na realidade hospitalar, com Kátia Viana, Especialista em Psicologia Hospitalar e membro do Instituto Luspe.
20h30min - Protocolo de más notícias, com o Dr. André Reiriz, Mestre e Doutor em Medicina pela UFRGS, professor da UCS e Coordenador Médico da Unidade de Oncologia do Hospital Geral de Caxias do Sul.

18 de outubro
18h30min
- O resgate da empatia na efetiva abordagem ao luto, com Gabriela Casellato, mestre e doutora em Psicologia pela PUCSP. Sócia-Fundadora e diretora do Instituto 4 Estações, Psicóloga clínica especializada em saúde mental, vínculos e perdas.
20h30min - Recursos da fé no enlutamento cristão, com Jaime Bettega, frei Capuchinho, mestre e doutor em Administração nos temas Espiritualidade nas Organizações e Compaixão nas Organizações, e Ana Reis, especialista em Luto, mestre e doutoranda em Teologia pela PUCRS. Fundadora da Luspe Instituto de Psicologia e rede de Clínicas Psicológicas.

Leia também:
Proposta prevê passarelas sobre cânion em Cambará do Sul
Recursos para hospitais da Serra irão depender de emendas parlamentares para 2020
Menino de cinco anos lê para a avó cega em Caxias  
Semana será de chuva com temperaturas amenas na Serra

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros