Fisioterapia no Tratamento do Câncer de Mama é tema de palestra em Caxias - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Outubro Rosa 05/10/2019 | 16h42Atualizada em 05/10/2019 | 16h42

Fisioterapia no Tratamento do Câncer de Mama é tema de palestra em Caxias

Evento ocorre a partir das 14h no Sindicato dos Servidores Municipais 

Fisioterapia no Tratamento do Câncer de Mama é tema de palestra em Caxias Felipe Carneiro/Agencia RBS
Fisioterapia no Tratamento do Câncer de Mama é tema de palestra em Caxias Foto: Felipe Carneiro / Agencia RBS

A campanha mundial do Outubro Rosa quer conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama. Em Caxias do Sul, uma série de atividades estão programadas durante este mês para alertar sobre a importância do autoexame, exames clínicos, tratamentos e direitos das pacientes que lutam contra a doença. Entre as ações ocorre a palestra Fisioterapia no Tratamento do Câncer de Mama, com a fisioterapeuta Roseane Galiotto. O evento começa às 14h, desta segunda-feira (07), no teatro do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv) de Caxias. 

Leia mais
Municípios da Serra abrem programações do Outubro Rosa
Dupla Ca-Ju adere à campanha Outubro Rosa

A Diretora de Comunicação do Centro de Auxílio às Pessoas com Câncer, Jacira Teresinha de Souza, 43 anos, enfrentou a doença. Ela ressalta que apesar da fisioterapia ser essencial durante o pós-operatório, muitas mulheres não sabem que é necessário o acompanhamento, e também desconhecem que tem direito às sessões com fisioterapeuta: 

—  Após a cirurgia de mama, cerca de 90% das pacientes não conseguem mais levantar o braço direito, mas se tiver acompanhamento com a fisioterapeuta a chance de recuperação, sem ter sequelas, é muito maior. As mulheres não sabem que a fisioterapia é essencial no pós-operatório e muitas sequer sabem que tem direito ao tratamento— afirma, ela. 

Ela ressalta ainda que o encontro é um alento a quem descobriu a doença.

— É um momento assustador, parece que o mundo desaba, eu me senti assim, mas é importante buscar ajuda e saber que não precisam enfrentar tudo sozinhas, porque tem uma rede de profissionais e entidades competentes para acolher e cuidar das pacientes. 

A realização da palestra é do Grupo Sede de Viver, com apoio do Sindserv e do Cedimagem.  O Cedimagem está durante este mês com um valor reduzido para a realização de mamografias para detectar o câncer de mama precocemente e para incentivar as mulheres a ficarem atentas à prevenção. Para agendar os exames basta ligar para (54) 3028-1111 com Débora. As atividades do Outubro Rosa  seguem até o dia 26. 

CÂNCER DE MAMA NO BRASIL

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2018 foram diagnosticados 59.700 casos, sendo que 30% poderiam ser prevenidos com alimentação balanceada, atividade física, eliminação do consumo de bebidas alcóolicas e demais hábitos ligados a um estilo de vida saudável. A estimativa é de quase 60 mil novos casos de câncer de mama neste ano no Brasil. Em Caxias do Sul, 52 mulheres morreram em decorrência da doença no ano passado. 

SERVIÇO 

Palestra: Fisioterapia no Tratamento do Câncer de Mama, com Roseane Galiotto
Data: 07 de outubro
Horário: 14h
Local: Teatro do Sindiserv, Rua Carlos Giesen, 1217, bairro Exposição

Leia também
"Estamos dispostos a ajudar sem esperar nada em troca", diz escoteiro que participou de ações comunitárias em Caxias
Incêndio destrói casa no bairro Esplanada, em Caxias
Motorista embriagado é preso após quase colidir com ambulância que atendia ferido na ERS-122 em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros