Desfile, baile e exposição: Aapecan promove atividades para marcar o Outubro Rosa em Caxias - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Conscientização08/10/2019 | 16h30Atualizada em 11/10/2019 | 14h58

Desfile, baile e exposição: Aapecan promove atividades para marcar o Outubro Rosa em Caxias

Ao longo do mês ocorrem também rodas de conversas com as Decididas, grupo de fortalecimento para quem luta contra o câncer de mama

Desfile, baile e exposição: Aapecan promove atividades para marcar o Outubro Rosa em Caxias Fabiana Salvator / Divulgação/Divulgação
Adriana Pereira, Angela Reis, Cátia de Souza, Lisiane Freitas, Mara Lucia Santana, Teresinha Bentaqui e Valdênia Araújo integram as Decididas Foto: Fabiana Salvator / Divulgação / Divulgação

Cátia, Lisiane, Adriana, Teresinha, Valdênia, Mara Lucia e Angela. Com certeza você conhece mulheres com esses nomes e sabe que, por trás de cada uma delas, pode existir uma história de vida que inspira muita gente.

É o caso das mulheres da foto acima, que motivam principalmente quem enfrenta o câncer de mama. Elas formam o grupo de fortalecimento Decididas, da Aapecan Caxias do Sul, voltado a quem está passando pelo tratamento da doença.

Leia mais
Municípios da Serra abrem programações do Outubro Rosa
Dupla Ca-Ju adere à campanha Outubro Rosa

O grupo participou de um ensaio fotográfico, clicado por Fábio Rosa, que pode ser conferido até quarta-feira (9) na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul e, de 14 a 21 de outubro, no Shopping Bourbon San Pellegrino. Além do ensaio, as Decididas desfilaram em um evento no dia 3, que reuniu cerca de 120 pessoas.

—  Foi uma noite magnífica que nunca imaginei vivenciar. O Outubro Rosa é o mês mais lindo, é o mês da prevenção, e o desfile que as meninas da Aapecan nos proporcionaram... Nossa, foi demais para mim. O projeto das Decididas faz eu me sentir viva e empoderada, mais do que eu era — emociona-se Lisiane Freitas, 56 anos.

 A Aapecan promove o acolhimento para os pacientes durante o período de tratamento do câncer, fornecendo apoio emocional e psicológico. Grupos como as Decididas estimulam o empoderamento das mulheres e reforçam os laços de empatia, como explica Ângela Reis, 39:

— Principalmente neste mês, que é todo rosa, eles fazem esse trabalho de alertar a sociedade a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

"O que não me mata me fortalece"

Depois de cinco anos sem fazer mamografia, Cátia Juliana de Souza, 41, descobriu que estava com câncer de mama em novembro de 2018. Eram três nódulos. Ela passou por uma mastectomia radical, com rejeição na prótese após um mês. Para ela, ser uma Decidida é como "ser uma cor vibrante, que brilha sem deixar dúvidas":

— Eu não tenho tempo a perder, foco naquilo que busco para minha vida. O câncer me fez ser uma pessoa melhor, aproveitando cada momento, porque são únicos. Quero ser a inspiração para muitas mulheres.

Quer dar uma espiada nas fotos do desfile e conhecer mais sobre o grupo? Confira aqui ou acesse o perfil no Instagram da Aapecan Caxias.

Confira a agenda da associação para o Outubro Rosa:

09/10 — Baile Rosa, com o cantor Mateus Boff. Aberto à comunidade, começa às 14h na sede da associação (Rua Irmão Anastácio, 65, bairro Sagrada Família).

14 a 21/10 — Exposição de fotos das Decididas no Shopping Bourbon San Pellegrino. Todos os dias, tem ações de conscientização, como rodas de conversas, entrega de panfletos, palestras e a presença das Decididas.

26/10 – Desfile das Decididas no Plaza Shopping, às 15h.

29/10 — Piquenique no Parque dos Macaquinhos as 14h (com roda de conversa, distribuição de laço rosa e material informativo sobre prevenção do câncer de mama) 

30/10 — Desfile das Decididas na cidade de Três Coroas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone  (54) 3026-9546.

Leia também
Caso Magnabosco estará em pauta pela sexta vez no STJ nesta quarta-feira
Confira os próximos passos do caso do impeachment contra o prefeito de Caxias do Sul
Na Cozinha: aprenda a fazer churros de brigadeiro irresistíveis

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros