Definidos os novos conselheiros tutelares de Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Eleitos06/10/2019 | 20h10Atualizada em 06/10/2019 | 20h29

Definidos os novos conselheiros tutelares de Caxias do Sul

Eles tomam posse em 10 de janeiro

Definidos os novos conselheiros tutelares de Caxias do Sul Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Os caxienses escolheram neste domingo os 10 novos conselheiros tutelares para os próximos quatro anos: Rosane Curto, Sharon Ramos Vieira, Cassiano Fontana, Maurício Abel, Daiane da Cruz, Marjorie Sasset, Michel Sonda, Evandra Pellin, Josué Orian da Silva e Karine Fortes da Gama tomam possem em 10 de janeiro. 

Leia mais
Locais de votação para conselheiros tutelares de Caxias registram movimentação moderada

No total, foram 8138 votantes. O número é um pouco menor que o da última eleição, quando 8.218 eleitores foram às urnas. Porém, considerando o número de eleitores aptos, a eleição deste ano superou —em apenas dois centésimos — a participação de 2015: 2,50% dos aptos votaram neste domingo enquanto no último pleito o percentual foi de 2,48%. Ou seja, a eleição deste ano teve praticamente o mesmo número da anterior. 

Ao todo, 27 pessoas concorriam a 10 vagas. O processo eleitoral foi conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e a apuração dos votos realizada pelo Cartório Eleitoral. 

— Foi uma eleição muito bacana, a gente sabe da dificuldade de participação. Acaba dependendo muito mais da capacidade de mobilização do próprio candidato — avalia a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Odete Araldi Bortolini.

O conselheiro tutelar é responsável por aplicar medidas de proteção às crianças ou aos adolescentes. As ações podem ser de orientação, advertência, aconselhamento nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança. 

Cada um dos profissionais eleitos atuará em carga horária de 40 horas semanais e receberá R$ 4.332,20 de salário-base, mais auxílio alimentação de R$ 583,22. Conforme alteração sancionada em maio deste ano pelo governo federal, a duração do mandato, antes de três anos, passa a ser de quatro anos, podendo o conselheiro ser reeleito sem limites de mandato.

Confira os eleitos e a votação de cada um: 

1. Rosane Curto: 972 votos
2. Sharon Ramos Vieira: 680 votos
3. Cassiano Fontana: 612 votos
4. Mauricio Abel: 593 votos
5. Daiane da Cruz: 558 votos
6. Marjorie Sasset: 461 votos
7. Michel Sonda: 424 votos
8. Evandra Pellin: 320 votos
9. Josué Orian da Silva: 283 votos
10. Karine Fortes da Gama: 280 votos

Leia também
Inovação permanece em destaque nesta semana em Caxias do Sul
Massa de ar seco ganha força e sol retorna ao Rio Grande do Sul
Neire Damin é a nova rainha do Botafogo de Santa Lúcia do Piaí

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros