Conheça os candidatos que disputam 10 vagas no Conselho Tutelar de Caxias - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Processo Eleitoral 04/10/2019 | 13h59Atualizada em 04/10/2019 | 13h59

Conheça os candidatos que disputam 10 vagas no Conselho Tutelar de Caxias

Eleição ocorre neste domingo em três locais de votação na cidade

Conheça os candidatos que disputam 10 vagas no Conselho Tutelar de Caxias Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Vinte e sete candidatos vão disputar uma das 10 vagas para o Conselho Tutelar de Caxias do Sul. As eleições acontecem neste domingo em três locais na cidade. A votação, que não é obrigatória, será das 8h às 17h.

O processo de escolha começou ainda em março, com um total de 80 inscritos. Os interessados tiveram de passar por curso preparatório, prova escrita e teste psicológico, antes de chegarem à fase eleitoral, o que reduziu o número de candidatos para 27. 

Leia mais:
27 candidatos disputam 10 vagas para conselheiro tutelar em Caxias
Novos conselheiros tutelares de Caxias do Sul serão conhecidos em outubro

A expectativa em torno do resultado oficial durará poucas horas. Na segunda-feira (7), os eleitos pela população serão revelados. Serão definidos os cinco titulares e cinco suplentes dos conselhos  Sul e Norte. Os representantes selecionados cumprirão mandatos entre 10 de janeiro de 2020 e 10 de janeiro de 2024.  No Rio Grande do Sul, os eleitores vão escolher 2.630 representantes 

Nos últimos dias, uma polêmica ganhou força nos bastidores da eleição dos novos conselheiros em Caxias. Para muitos, a seleção de três zonas eleitorais no centro e em colégios particulares tirou o acesso de eleitores da periferia que, na teoria, são os que mais precisariam do Conselho Tutelar.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Odete Araldi Bortolini, defende que a escolha de pontos centrais vai aumentar o envolvimento da comunidade.

— Facilita o acesso e garante que ela exerça seu direito de cidadania na escolha do conselheiro tutelar.

No domingo, o transporte coletivo é gratuito.

O que faz um conselheiro? 

O profissional é responsável por aplicar medidas de proteção às crianças ou aos adolescentes. As ações podem ser de orientação, advertência, aconselhamento nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança. A partir disso, ele encaminha ao Ministério Público ou autoridade judiciária os casos de que precisam ter alguma solução.

:: Salário base: 4.332, 30
::Auxílio alimentação: 583,22
:: Carga horária: 40 horas semanais

Conheça os candidatos: 

Foto: Arte / Agência RBS

Quem pode votar? 

Podem votar todos os eleitores de Caxias do Sul que participaram das eleições municipais e federais e estão com o seu título regularizado. Apesar disso, o voto é facultativo e será registrado na urna eletrônica.  

No momento do voto, o eleitor deve apresentar, obrigatoriamente, um desses documentos: carteira de identidade (RG) ou carteira nacional de habilitação (CNH) física ou CNH digital, carteira de trabalho ou carteira de categoria profissional (com foto e fé pública), certificado de reservista, documento nacional de identidade (DNI), aplicativo “e-Título” ou passaporte. 

— É importante escolher o candidato que o represente de forma ética e moral, tendo conhecimento de causa e experiência necessária para desempenhar bem o seu papel —  destaca Odete Bortolini.  

A apresentação do título de eleitor não é obrigatória, porém o documento indica a zona eleitoral em que a pessoa deve votar.

Locais de votação:
:: 16ª Zona Eleitoral: La Salle Carmo (Rua Os Dezoito do Forte, 1.754,  Centro)
:: 136ª Zona Eleitoral: Colégio Murialdo (Rua Marquês do Herval, 701, Centro - acesso ao local da votação pela Doutor Montaury)
:: 169ª Zona Eleitoral: Colégio São José (Rua Os Dezoito do Forte, 1.870,  Centro)

 Leia também:
Guarda Municipal incentiva estudantes a montarem bandas no projeto EducaSom
Com mais de 600 coreografias inscritas, 27º Bento em Dança se inicia neste sábado
Projeto IRA! Folk chega em Caxias pela primeira vez 
Caso da exposição caxiense "Santificados" é registrado no Observatório de Censura à Arte
Depois de quatro sessões lotadas, "Bacurau" volta a ser exibido em Caxias 

 


>


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros