Confira oito motivos para visitar Vacaria  - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Emancipação 22/10/2019 | 08h32Atualizada em 22/10/2019 | 08h57

Confira oito motivos para visitar Vacaria 

Com mais de 61 mil habitantes, município comemora 169 anos nesta terça-feira

Confira oito motivos para visitar Vacaria  Camila De Rossi/Divulgação
Foto: Camila De Rossi / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

O município de Vacaria comemora nesta terça-feira (22) 169 anos de emancipação. Localizado nos Campos de Cima da Serra, tem como principal atividade econômica a fruticultura. O município é o maior produtor de maçãs do RS e 2º maior do Brasil. A produção de grãos está em segundo lugar. Com 61 mil habitantes, Vacaria também é conhecida pelos campos e fazendas que integram um dos mais belos cenários do país.

Também conhecida como Porteira do Rio Grande, a cidade se destaca por sediar o Rodeio Crioulo Internacional, maior manifestação artística, cultural e campeira da tradição gaúcha e que recebe milhares de visitantes.  O ecoturismo, a pecuária e a produção pequenas frutas, flores também se destacam. 

OITO MOTIVOS PARA VISITAR VACARIA 

A Porteira do Rio Grande

O monumento, que simboliza a hospitalidade do povo gaúcho e vacariense, foi construído para fazer companhia ao famoso monumento A Cuia e a Chaleira. O local é um dos atrativos turísticos mais fotografados em toda a região e estado do Rio Grande do Sul.

pio - porteira chimarrão vacaria estrada monumento tradicionalismo rio grande 20090326
Monumento foi instalado próximo à divisa com Santa CatarinaFoto: Ricardo Dorigatti, divulgação

 Portal do Rio Grande

A partir de um espaço existente em ruínas, de um antigo portal, a prefeitura revitalizou o local, cuja visitação é permanente e intensa. A obra mudou o perfil da entrada do município, bem como representa um marco importante à entrada nordeste do Estado.

Fazenda do Socorro

A Fazenda do Socorro tem sua origem no século 18, nos tempos em que os paulistas de Sorocaba vinham aos campos da Vacaria dos Pinhais buscar o gado e levá-los a Minas Gerais. Foi importante na economia gaúcha da época e é uma das mais antigas fazendas do Rio Grande do Sul. No local, ao lado da residência, foi construída uma capela em homenagem a Nossa Senhora do Socorro. 

 VACARIA, RS, BRASIL, 21/10/2019. A Fazenda do Socorro tem sua origem no século XVIII, nos tempos em que os paulistas de Sorocaba vinham aos campos da Vacaria dos Pinhais buscar o gado e levá-los a Minas Gerais. Foi importante na economia gaúcha da época e é uma das mais antigas fazendas do Rio Grande do Sul. No local, ao lado da residência, foi construída uma capela em homenagem a Nossa Senhora do Socorro. (Camila De Rossi/Divulgação)
Foto: Camila De Rossi / Divulgação

Catedral Nossa Senhora da Oliveira

Projetada em 1912 por Jean-Louis Bernaz (Frei Efrem de Bellevaux), apresenta a curiosidade de ter sido executada em alvenaria de pedra basalto, também chamada de pedra moura. Foi construída e caracterizada de modo semelhante à Catedral de Notre Dame, de Paris. Na parte interna, apresenta colunas cilíndricas, encimadas por artísticos capitéis, suntuosa abóbada, decorada com medalhões que simbolizam as ladainhas de Nossa Senhora. A igreja abriga a pequena imagem de madeira de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Oliveira (estilo português) encontrada por um camponês por volta de 1750. 

 VACARIA, RS, BRASIL  (05/05/2014) Catedral Nossa Senhora da Oliveira. Reforma na Catedral de Vacaria causa polêmica e promotor de justiça é acionado.  (Roni Rigon/Pioneiro)
Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

Monumento ao Ginete

 Obra concebida para homenagear a maior festa tradicionalista do Sul do Brasil, o Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria.

Centro Cultural Marcos Palombini (Casa do Povo)

O espaço, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi construído em 1988, passando por uma revitalização em 2010. Após sua reinauguração, em 2012, passou a ser utilizada pela população de Vacaria, podendo ser alugado para a realização de eventos em geral. Possui um auditório com palco centralizado para apresentações artísticas diversas, como eventos musicais e teatrais. 

Parque de Exposições Nicanor Kramer da Luz

Também chamado de Parque dos Rodeios, o espaço é palco do Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, maior evento tradicionalista da América Latina. Gineteadas, torneios de laço, concursos artísticos e culturais, fandangos, shows nacionais e internacionais. 

Parque das Cachoeiras

Localizado a 24 Km da sede do município, o parque conta com várias quedas d’água, infraestrutura, trilhas, acomodações em cabanas rústicas e ecoturismo.

Miriam Cardoso de Souza, de Caxias do Sul, sugere uma visita ao Parque das Cachoeiras Vera Tormenta, no interior de Vacaria.
Foto: Miriam Cardoso de Souza,arquivo pessoal / arquivo pessoal

Leia também
Mulher é feita refém e tem carro roubado em Caxias
Jovem foge de abordagem, joga sacola com 399 pedras de crack pela janela, é perseguida e presa depois de bater carro em Caxias
Tráfego de veículos é liberado na ERS-122, em Caxias, após retirada de caminhão que tombou na pista




 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros