Campanhas pretendem ajudar crianças e adolescentes acolhidos de Caxias - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Solidariedade25/10/2019 | 16h41Atualizada em 25/10/2019 | 16h41

Campanhas pretendem ajudar crianças e adolescentes acolhidos de Caxias

 As pessoas podem participar doando qualquer quantia em dinheiro

O Programa de Apadrinhamento de Caxias do Sul está com três campanhas em andamento para beneficiar crianças e adolescentes acolhidos nas instituições da cidade. Uma delas pretende arrecadar recursos para compra de roupas, calçados, materiais escolares e custear outras despesas dos acolhidos. Outra, tem como objetivo proporcionar a eles passeios até a Florybal, em Canela. E a terceira, tem o intuito de levar a garotada para colônia de férias nos períodos de recesso escolar do Verão e do Inverno.

Leia mais
Com apoio de benfeitores, meninas de casas-lares realizarão sonho de baile de debutantes

De acordo com a coordenadora do programa, Carolina Scur Bisi, as escolas desenvolvem diversas atividades durante o ano e, principalmente, no final do ano letivo, das quais a maior parte dos acolhidos não consegue participar por falta de dinheiro.

– Tem muitas festinhas na escola e atividades extras, aniversário, Dia das Crianças, Natal... que eles raramente conseguem participar porque o município não tem verba para isso. Tem verba para educação básica. Teve uma escola, por exemplo, que levou os alunos a um parque de diversões. Quem está em situação de acolhimento não pode ir – conta Carolina.

Com o dinheiro arrecadado com as doações, as 190 crianças e adolescentes que vivem nas 15 casas lares e três abrigos da cidade podem integrar as atividades promovidas pelas escolas que funcionam também como formas de inclusão social para eles.

Uma segunda campanha pretende levar a garotada para o parque da Florybal, em Canela. A ideia é formar duas turmas, uma de crianças de 5 a 12 anos e outra de adolescentes de 13 a 18 anos e passar boa parte do dia no local. Além do valor individual de entrada no parque, é necessário custear o transporte e alimentação.

A terceira campanha quer juntar uma quantia suficiente para custear uma colônia de férias para o Verão da criançada. Nesse caso, dependendo do montante arrecadado, o programa de acolhimento consegue proporcionar a cada um dos acolhidos pelo menos um dia na atividade.

– Nas férias, eles ficam muito ociosos. E o mais legal (dessa atividade) é que eles convivem com outras crianças, não é um passeio só para os acolhidos. Não há diferenciação, que acho ser o mais rico da iniciativa – pondera Carolina.

O apadrinhamento provedor é uma das modalidades do programa administrado pela Associação Jesus Senhor e pela Fundação de Assistência Social (FAS) em Caxias. Nele, as pessoas que não podem, não têm tempo ou não querem ter contato direto com as crianças podem contribuir com qualquer quantia para o desenvolvimento de atividades organizadas pela equipe do projeto. Mais informações pelo (54) 3537 1800, das 8h ao meio-dia e das 13h30min às 17h30min.

As campanhas:

O ano todo
:: A arrecadação é permanente.
:: Os recursos serão utilizados para roupas, calçados, materiais escolares complementares e atividades extras promovidas pelas escolas.

Passeio na Florybal, em Canela
:: Arrecadação de novembro de 2019 a janeiro de 2020.
:: Realização de passeio em fevereiro para duas turmas, uma de crianças de 5 a 12 anos e outra de adolescentes de 13 a 18 anos. Inclui entrada no parque, transporte e alimentação.

Colônia de férias
:: Arrecadação em novembro e dezembro de 2019 (férias de Verão) e maio e junho de 2020 (férias de Inverno).
:: A ideia é proporcionar pelo menos um dia para cada acolhido com idade entre 5 e 12 anos em colônia de férias nos meses de janeiro e fevereiro (férias de Verão) e julho (férias de Inverno).

Como ajudar:
:: Banco: Banrisul (041)
:: Agência: 0873
:: Conta: 06.213565.0-1
:: Associação Jesus Senhor: CNPJ 92863174000104

Leia também:
Programação de Natal de Caxias prevê apresentações no largo da prefeitura

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros