Universidade de Caxias do Sul é incluída em ranking internacional - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Ensino superior12/09/2019 | 15h18Atualizada em 12/09/2019 | 15h54

Universidade de Caxias do Sul é incluída em ranking internacional

Lista abrange 1.396 instituições de 92 países

Universidade de Caxias do Sul é incluída em ranking internacional Julio Soares/Objetiva
UCS completou 52 anos em 2019 Foto: Julio Soares / Objetiva

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) aparece pela primeira vez no ranking internacional da revista britânica Times Higher Education (THE). Essa lista reúne 1.396 universidades de 92 países, que são classificadas em itens como ensino, pesquisa, citações de pesquisas feitas pela instituição (o que indica a influência das publicações), perspectiva internacional - como a habilidade de atrair estudantes ao redor do mundo - e receitas obtidas com a indústria, traduzidas pela capacidade de a universidade transferir conhecimento ao mercado. Ao todo, o Brasil tem 46 universidades representadas.

O ranking é publicado desde 2004 pela THE, especializada no segmento acadêmico e editada desde 1971. Segundo o site da THE, o ranking é auditado pela empresa PricewaterhouseCoopers, também sediada em Londres. 

Os dados que embasam a edição  do ranking divulgada neste ano, chamada pela THE de classificação mundial de universidades de 2020, foram coletados no período entre novembro de 2018 e março de 2019. Não contemplam, portanto, período impactado pelos recentes cortes em bolsas de pesquisa pelo governo federal.

Leia mais
Encontro na UCS avaliará impacto de corte das bolsas de pesquisas em mestrado e doutorado em universidades
UCS registra a suspensão de sete bolsas de pesquisa nos cursos de pós-graduação
Mesmo com problemas históricos, Caxias tem serviços de excelência no SUS 

Para entrar no ranking, as instituições precisam, por exemplo, ter alunos de graduação, ter mil artigos de pesquisa publicados entre os anos de 2014 e 2018, com um mínimo anual de 150, além de desenvolver atividades em diferentes áreas do conhecimento. 

A posição exata da UCS no ranking não é especificada, apenas que está após a posição 1 mil. Dentre as gaúchas, também estão neste grupo do ranking a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)  e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Ainda entre as instituições do Estado, aparecem a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no grupo entre as posições 601 e 800, e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC), que estão no grupo entre as posições 801 e 1 mil. 

O site da THE traz informações em inglês a respeito da UCS, descrevendo-a como "uma das maiores e mais antigas universidades no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, com 37 mil estudantes".  O texto também faz referência a Caxias do Sul, "conhecida por sua degustação de vinhos e cultivo de uvas". Sobre a região, relata ainda que "tem o maior contingente de imigrantes italianos no estado do Rio Grande do Sul e é conhecida pela sua Festa da Uva, que ocorre a cada dois anos".  

Leia também
Enfermeiros de postos de saúde de Caxias do Sul poderão receitar remédios e pedir exames de pacientes
Impostos poderão ser pagos com cartão de crédito e débito em Bento Gonçalves

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros