Prefeitura de Caxias nega uso da Praça Dante para Bênção dos Freis Capuchinhos - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Religião23/09/2019 | 18h59Atualizada em 23/09/2019 | 18h59

Prefeitura de Caxias nega uso da Praça Dante para Bênção dos Freis Capuchinhos

Ação realizada na praça desde 2003 será em outro local

Prefeitura de Caxias nega uso da Praça Dante para Bênção dos Freis Capuchinhos Lucas Amorelli/Agencia RBS
Até a edição do ano passado, bênção era dada a milhares de pessoas em uma tenda montada na Praça Dante Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

Uma tradição será quebrada em 2019 em Caxias do Sul. A Bênção dos Freis Capuchinhos, que anualmente é realizada na Praça Dante Alighieri, não será no Centro da cidade. A prefeitura vetou o uso do espaço público. Com isso, a programação foi transferida para o bairro Rio Branco. A atividade está marcada para 11 de dezembro, quando irá ocorrer na igreja, no salão e na área externa da Paróquia Imaculada Conceição.

Desde 2003, a bênção era realizada na Praça Dante, de acordo com o Frei Marcelo Carvalho, pároco da Igreja Imaculada Conceição.  Ele conta que a negativa para a edição deste ano, que recebeu nesta segunda-feira (23), não foi justificada pela prefeitura.

– Fica um constrangimento. Os capuchinhos têm esse projeto da bênção, que pertence não só a nós, mas também à Diocese (de Caxias do Sul) e à cidade. O prefeito (Daniel Guerra) fez recentemente um apelo pela paz e a Bênção é uma ação de paz – comenta o frei.

Segundo o pároco, ainda não está definido o número de freis que irá participar da atividade. Ele explica que, em outras edições, eram de 15 a 20 religiosos concedendo as bênçãos e oferecendo mensagens de apoio aos fiéis.

Conforme Carvalho, em outras edições, a Bênção dos Capuchinhos costumava ter a participação de cerca de 15 a 20 mil devotos. A perspectiva dele é de redução neste número em função da saída da Praça, por onde comumente as pessoas passam durante o deslocamento diário.

A prefeitura informou que a solicitação foi feita no dia 16 deste mês e negada no mesmo dia. Questionada sobre o motivo pelo qual o pedido dos freis foi negado, a administração, por meio da assessoria de imprensa, disse que "devido à iminente realização de eventos por parte do município, tais como Feira do Livro e Festejos de Natal, que exigirão períodos prévios para montagens e adequações, não será possível a utilização da Praça Dante Alighieri para realização do evento solicitado." A nota diz ainda que se os freis escolherem outro local para realizar o evento podem fazer o pedido novamente para que seja apreciado.

Leia também:
Identificado jovem que morreu atropelado em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros