No Dia do Gaúcho, os festejos, em Caxias, foram nos Pavilhões - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

#Semana Farroupilha20/09/2019 | 21h02Atualizada em 20/09/2019 | 21h02

No Dia do Gaúcho, os festejos, em Caxias, foram nos Pavilhões

Organização cancelou missa crioula e desfile farroupilha

No Dia do Gaúcho, os festejos, em Caxias, foram nos Pavilhões Antonio Valiente/Agencia RBS
Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

Se o público não pode ver, nem participar do Desfile Farroupilha, as atrações nos pavilhões da Festa da Uva foram a alternativa para comemorar o Dia do Gaúcho. O desfile ocorreria na Rua Sinimbu ontem à tarde e foi cancelado por causa da garoa que caiu em Caxias até pouco depois do meio-dia. A missa crioula que seria celebrada de manhã, no palco 1, do pavilhão 2, também não aconteceu porque o padre teve um problema de saúde, segundo a organização.

Leia mais
Desfile Farroupilha em Caxias do Sul é cancelado
Sem verba, acampamento e desfile são realizados com dinheiro arrecadado em Caxias
Que lugar é esse chamado CTG?
As danças tradicionais gaúchas se perpetuam por meio das invernadas
Acordes do violino agregam leveza às músicas tradicionais gaúchas
Com ritmo, rima e criatividade, trovadores cantam a cultura gaúcha em Caxias
Por meio dos declamadores, os poemas se tornam mensagens que emocionam
Tradição dos tropeiros é abraçada pelos italianos
Se aprochega! Pioneiro publica posts comemorativos da Semana Farroupilha  

Mas a não realização do desfile não parece ter abalado os tradicionalistas que seguiram em seus galpões no Pavilhão 1, preparando churrascos e comidas campeiras para receber os visitantes. No começo da tarde, em alguns deles, ainda era possível ver pessoas almoçando. Em outros, os costelões já estavam no fogo para estarem prontos para a hora da janta, como no espaço ocupado pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sinuelo. De acordo com Claudionor Kemmerich, integrante da patronagem responsável pela tesouraria, a projeção é de consumir cerca de 400 quilos de carne – 300 quilos de gado, 50 de ovelha e 40 de porco – até este domingo, quando encerram as atividades nos Pavilhões. 

O patrão, Edilson Paulo Hoff, conta que as refeições são vendidas a R$ 10. O cardápio varia conforme o dia. Na sexta ao meio-dia, por exemplo, foi servido carreteiro, feijoada, saladas e pão. E a pessoa pode se servir à vontade. Para quem achou em conta, o patrão explica que o objetivo não é arrecadatório e sim o de agregar os frequentadores do CTG:

– Temos mais prejuízo do que arrecadação. Vendemos (alimentação) para tirar o custo, e mesmo assim, não tiramos. É mais para trazer o pessoal.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL (20/09/2019)Dia do Gaúcho teve almoço campeiro, apresentações artísticas e tiro de laço no acampamento farroupilha em Caxias do Sul. Na foto, CTG Sinuelo. (Antonio Valiente/Agência RBS)
No 'rancho' do CTG Sinuelo, nos Pavilhões, o costelão que seria servido à noite foi para o fogo no começo da tarde Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

O Sinuelo, que tem sede no bairro Exposição e cerca de 150 integrantes, era uma das entidades que desfilariam no Centro.

– Estávamos preparados para ir, mas como cancelaram.., fazer o quê? O tempo estava ruim de manhã como iríamos saber que agora (de tarde) estaria bom? – lamentou o patrão.

Para muitos tradicionalistas, os pavilhões acabam oferecendo mais conforto aos visitantes por ser um espaço coberto. Uma associação de funcionários de uma empresa que trabalha com moldes plásticos na cidade também acampou no local. O presidente da associação, Jaison Dias Pereira, conta que são em torno de 150 funcionários e a ideia é ainda agregar amigos e familiares.

– É uma forma de reunirmos todo mundo todos os anos. É nossa confraternização com eles – disse Pereira.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL (20/09/2019)Dia do Gaúcho teve almoço campeiro, apresentações artísticas e tiro de laço no acampamento farroupilha em Caxias do Sul. (Antonio Valiente/Agência RBS)
No espaço da cancha, no parque, o público acompanha as provas de tiro de laço Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

Para além das delícias da culinária gaúcha, os visitantes puderam assistir a apresentações de danças das invernadas dos CTGs, declamações, música com artistas locais e provas de tiro de laço. A programação da Semana Farroupilha segue até este domingo.

Leia também:
GramadoZoo comemora 11 anos com festa para a bicharada
Modelo de composteira urbana será demonstrado por estudantes neste sábado, na Feira Ecológica de Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros