Modelo de composteira urbana será demonstrado por estudantes neste sábado, na Feira Ecológica de Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Sustentabilidade20/09/2019 | 17h53Atualizada em 20/09/2019 | 17h53

Modelo de composteira urbana será demonstrado por estudantes neste sábado, na Feira Ecológica de Caxias do Sul

Ação que celebra a primavera também contará com distribuição de mudas

Modelo de composteira urbana será demonstrado por estudantes neste sábado, na Feira Ecológica de Caxias do Sul Antonio Valiente/Agencia RBS
Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

O reaproveitamento de matéria orgânica como adubo não é novidade, especialmente no meio rural. Com o objetivo de difundir a prática em áreas urbanas, incentivando a destinação sustentável de resíduos, bem como o cultivo de plantas em pequenos vasos, hortas e jardins, estudantes da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (Efaserra) desenvolveram um projeto integrado que inclui a criação de uma composteira doméstica.

O resultado obtido por meio de pesquisas e experiências práticas será apresentado à comunidade na Feira Ecológica deste sábado (21), em Caxias do Sul. A ação ocorre das 8h às 10h30min, na Praça das Feiras, bairro São Pelegrino. A Feira funciona das 6h30min às 11h30min, no mesmo local, entre a Avenida Rio Branco e a Rua Feijó Júnior.

Além das orientações sobre compostagem, a ação deste sábado, que celebra a chegada da primavera, contará com a distribuição de mudas de hortaliças do Viveiro Piccoli, fornecedor de diversos produtores da região.

Algumas variedades da estação já são encontradas na Feira, como agrião, alface, chicória, batata-inglesa, batata-doce, beterraba, brócolis, couve, couve-flor, espinafre, repolho, morango, nêspera, entre tantas outras.

— Na agroecologia, cada cultivo tem seu tempo. Muitas frutas e hortaliças são cultivadas somente na primavera, por exemplo. Por isso, respeitamos e cuidamos para que esse ciclo se complete de forma mais natural possível, para oferecer alimentos sem perder nutrientes — destaca Andrea Basso, uma das coordenadoras da Feira Ecológica de Caxias do Sul.

A Feira está em atividade desde 1998. Confira os pontos e dias de realização:

:: Sábados, das 6h30min às 11h30min, na Praça das Feiras (entre a Av. Rio Branco e a Rua Feijó Jr), no bairro São Pelegrino.

:: Quartas-feiras, ponto de venda de orgânicos, das 12h às 16h30min, na Rua Santos Dumont, esquina Rua Vereador Mário Pezzi, bairro Exposição.

:: Quintas-feiras, das 12h às 17h30min, na Rua Alfredo Chaves, bairro Exposição, próximo à Prefeitura Municipal. Ponto de venda de orgânicos na Universidade de Caxias do Sul, no estacionamento em frente ao Bloco M, das 12h às 17h.

Leia também
Adolescente está desaparecida em Caxias desde segunda-feira
Homem morto em acidente na BR-470 será sepultado nesta sexta-feira em Nova Prata 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros